A reunião dos comandos militares portugueses de Carmona com os dirigentes da FNLA, a de 23 de Julho de 1975, «desanuviou ligeiramente o ambiente» e, finalmente, «conseguiu realizar-se, a 25 de Julho, a desejada coluna a Salazar, em terceira tentativa».
Hoje se fazem 43 anos!
O livro «História da Unidade» - o BCAV. 8423! - , de que nos socorremos, dá con-
ta que tal permitiu, também, que se fi-
Algumas fazendas do Quitexe, há 44 anos visitadas pelo BCAV. 8423 |
Silva, sócio-geren- te da Chandragoa |
Um ano antes, a 25 de Julho de 1974, precisamente, o comandante Carlos Almeida e Brito, no âmbito das acti-
vidades de acção psicológica, deslocou-se às fazendas Guerra & Compamhia, Chandragoa, Buzinaria e Isabel Maria, fazendo-se acompanhar pelas «autoridades administrativas e eclesiásticas do Quitexe». Seguramente o padre Albino Capela, responsável pela Missão Católica da vila, e provavelmente o administrador Galina - que, ao tempo, interinamente substituía Octávio Pimentel Teixeira.
A Fazenda Chandragoa ficava oito/nove quilómetros do Quitexe, muito perto, pois...., logo depois da Guerra & Cia, passando pela Isabel Maria, a Pacheco, a Quinta das Arcas (do dr. Assureira), a Bela Encoge. À frente, a Maria Amélia.
O Zeca Silva, então jovem estudante do Quitexe e filho dono e gerente, o sr. Silva, mandou-nos imagens de lá, há 4 anos, mas que hoje voltamos a editar.
A visita enquadrou-se no plano de acção psicológica e de esclarecimento da situação, tendo em conta o processo de descolonização de Angola e, na Chandragoa foi recebido elo sr. Silva, que era sócio-gerente.
Zeca Silva, então com 19/20 anos, filho do sr. Silva, sócio gerente da Chandragoa |
Dia do Exército
no Quitexe !
O BCAV. 8423 comemorou o Dia do Exército a 25 de Julho de há 44 anos, no Quitexe, com «cerimónias simples».
A 21, celebrara-se o Dia da Cavalaria, neste caso fazendo-se memória do patrono, Mouzinho de Albuquerque, que «tantos e tão bons exemplos deu à Pátria».
«Deveria ser um dia festivo, um dia em que todos os cavaleiros, em confraternização, vivessem, essas horas e meditassem no passado, para se orientarem no futuro», lê-se no HdU.
Ao momento de então, acrescenta o HdU, «não seria fácil realizar essa reunião e, como tal, limita-se o Comando do Batalhão a assinalar a data».
Manuel Lopes de Aldeia Viçosa |
Lopes da 2ª. CCAV., 66
anos em Alcanede !
O Lopes, soldado atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 66 anos a 25 de Julho de 2018.
Manuel Fernando de Jesus Lopes, de seu nome completo, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, e fixou-se no lugar de Aldeia do Além, em Alcanede, do concelho e distrito de Santarém, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário