Cavaleiros do Norte do PELREC da CCS. no Quitexe. De pé, José Neves (?), Francisco Madaleno, Raúl Caixarias e João Marcos. Em baixo, os 1ºs cabos NN, Augusto Hipólito e João Pinto |
Américo Gaiteiro e Alípio Canhoto Pereira, condutores auto-rodas da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, no Quitexe |
Vila do Quitexe |
A 15 de Setembro de 1975, uma segunda feira e uma semana depois da chegada a Portugal, continuava viva a atenção dos Cavaleiros do Norte da CCS pela actualidade angolana.
«A ofensiva do MPLA insere-se na progressão das suas forças em direcção a Ambriz e Carmona», reportava o Diário de Lisboa dessa tarde, lido com ansiedade por terras de Águeda. Ambriz no litoral norte, Carmona no norte interior, a capital do Uíge, província por onde jornadearam os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
O BCAV. já estava todo em Portugal, voado de Luanda em aviões do Transportes Aéreos Militares (TAM), em 4 levas: a de o 8 de Setembro (com a CCS, a companhia do Quitexe), a 9 (a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala), a 10 (a 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa) e a 11 (a 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel).
O plano de expulsão da FNLA começara antes e passara já pela sua retirada de Luanda e de Barra do Dande. Mais próximos do Uíge tinham sido os combates de perto de Duque de Bragança. de onde forma em debandada os combatentes da FNLA.
Raúl Caixaria |
Caixaria aos tiros
nas matas do Uíge!
Um ano antes, pelas matas do Uíge, o PELREC saiu em mais uma operação, das últimas da saga uíjana que tantos medos suscitava nos jovens combatentes.
Ainda agora, tantos anos depois - e já são nada mais nada menos que 44!!.. - continua a explicar a a razão porque o Caixarias, se pôs aos tiros, inopinadamente, suscitando momentos de alguma tensão. Foi algum medo momentâneo, algum tropeção no trilho, algo aconteceu para que o Caixarias, bravo soldado do PELREC, reagisse dessa maneira.
Não houve, felizmente, perigo que nascesse desta situação e a memória de hoje não mais é que o lembrar destes momentos da história dos Cavaleiros do Norte por terras uíjanas de Angola.
Carlos Carvalho |
Carvalho de Santa Isabel,
66 anos na Mealhada !
O soldado Carvalho, atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel e do capitão miliciano José Paulo Fernandes, festeja 66 anos a 15 de Setembro de 2018 e na Mealhada.
Carlos Alberto Baptista de Carvalho, de seu nome completo, é natural e então e actualmente residente na Rua Velha da Escola, na freguesia do Barcouço, do bairradino concelho da Mealhada. Foi o organizador do encontro de 2018 e um grande Cavaleiro do Norte a quem enviamos o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário