O soldado clarim Graciano Queijo num dos seus últimos aniversários |
O Graciano foi soldado clarim da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e faria hoje 66 anos. Faleceu a 30 de Outubro de 2013, vítima de doença e acolhido no Lar Padre Tobias, em Samora Correia.
dega da Fé, teve vida madrasta, mas mais feliz nos últimos anos. Quando, afinal e tragicamente, a doença lhe minou a saúde e a vida.
Cavaleiro do Norte da CCS, de Angola voltou a 8 de Setembro de 1975 e fez-se à vida. Trabalhou na construção civil e, sabe-se lá como e quando, e porquê, foi parar a Samora Correia, há já largos anos. Uma irmã, disseram-nos, vivia por perto.
Um acidente de trabalho limitou-o bastante e alimentou-lhe o vício do álcool, «matando-lhe» qualidade de vida. Che-
gou a viver em situações muito precárias, mas em 2002, tinha 50 anos, começou a ser apoiado pelo Centro Bem Estar Social Pa-dre Tobias, em Samora Correia. Lá passou a refeiçoar e a fazer higiene pessoal. Começou a recebeu rendimento social de inserção e assumiu trabalho de recuperação, apoiado por todos os técnicos da Câmara Municipal de Benavente, Segurança Social e CBES Padre Tobias, de Samora Correia.
O Graciano frequentou consultas de alcoologia e deixou de consumir, melho-
rando notoriamente a sua qualidade de vida. Foi institucionalizado no lar em 2009 e antecipadamente reformado, por invalidez.
O ano 2011 foi-lhe amargo, com diagnóstico de um tumor no esófago e segui-
do no IPO de Lisboa. Foi operado e fez quimioterapia e radioterapia. Mais tar-
de, surgiu-lhe um tumor na laringe, não resistiu e faleceu a 30 de Outubro de 2013! Hoje, quando faria 66 anos, o recordamos com saudade. RIP!!!
Furriéis de Aldeia Viçosa: Rebelo, Guedes, Amorim, Matos, Jesuíno Pinto e Brejo, Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV . 8423 |
Furriel Jesuíno Pinto
nasceu há 66 anos!
O furriel miliciano Jesuíno Fernandes Pinto, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, nasceu há 66 anos, no dia 29 de Setembro de 1952. Faleceu a 3 de Maio de
2017, vítima de doença.
Chegou à 2ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte do capitão Jo-
sé Manuel Cruz, em Agosto de 1974 e em rendição individual. Voltou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se em Pa-
rada de Gatim, concelho de Vila Verde, a sua terra natal. Foi jogador de futebol, homem do associativismo local e profissional de rádio, passando os seus últimos tempos de vida, já muito precária, numa instituição social de S. João de Areias do Vilar, em Barcelos. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário