sexta-feira, 23 de novembro de 2018

4 306 - Cavaleiros de Zalala a «fazer malas» para Vista Alegre!

Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423: os 1ºs. cabos Alfredo Coelho (Buraquinho) e Vitor  Manuel No-
gueira Florindo,  que amanhã (dia 24) festeja 66 anos, no Cartaxo (ambos da CCS), condutor Eduardo
Tomé (o Sintra, o Mercedes) e 1º. cabo Victor Vicente (ambos da 2ª. CCAV. 8423
Cavaleiros da 1ª. CCAV, que há 44 anos
rodava de Zalala para Vista Alegre, todos
1ºs. cabos de Transmissões: Jorge Silva,
Ângelo Lourenço e Hélio Cunha

A 1ª. CCAV. 8423, a do capitão Davide Castro Dias, estava em operações de rotação para Vista Alegre e Ponte do Dange por esta altura de Novembro de 1974, para definitivamente abandonar a Fazenda Zalala.
As restantes unidades do BCAV. 8423 - a CCS do Quitexe, a 2ª. CCAV. de Aldeia Viçosa e a 3ª. CCAV. da Fazenda Santa Isabel -, de acordo com o livro «História da Unidade», «mantinham a actividade desenvolvida do antecedente, excepção feita à 3ª. CCAV., na qual se iniciaram os preparativos para o seu movimento para o Quitexe, a realizar no início de Dezembro».
O tempo era de acompanhar o processo (político) de descolonização de Angola e de, programada-
mente, as unidades operacionais das Forças Armadas Portuguesas (FAP) deixarem os seus aquartelamentos mais interiores do território.
A 1ª. CCAV. 8423, recordemos, tinha chegado a Angola (ao Aeródromo Base nº. 9, em Luanda) no dia 1 de Junho de 1974. «Estagiou» uns dias no Campo Mili-
tar do Grafanil e galgou a Estrada do Café no dia 7 seguinte, passando por Ca-
xito, Quibaxe, Úcua, Ponte do Dange, Vista Alegre,  Aldeia Viçosa e Quitexe, de onde seguiu à esquerda, virando para Zalala. Agora, ia rodar para Vista Alegre e Ponte do Dange, onde tinha passado cerca de meio anos antes. Ainda iria rodar para o Songo e, finalmente, para Carmona.
A rota da 1ª. CCAV. 8423, desde o Campo Militar do Gra-
fanil, nos arredores de Luanda, até à Fazenda de Zalala,
passando por Caxito, Úcua, Quibaxe, Vista Alegre, Al-
deia Viçosa e Quitexe

Mário Soares no Zaire
para falar de Angola !

A 23 de Novembro de 1974,  um sábado, Mário Soares era ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal e chegou a Kinshasa para, e citamos o Diário de Lisboa desse dia, «restabelecer relações normais e amigáveis com o Zaire, mas também para discutir a evolução da independência de Angola, que dese-
jamos se faça na paz, calma e liberdade».
Mário Soares estava acompanhado do tenente-coronel Firmino Miguel e de Sá Machado e estava na capital do Zaire para as comemorações da independência deste país e comentou que o Governo de Portugal estava «sempre disposto a dialogar com os representantes dos movimentos de libertação» de Angola.
A questão de Cabinda também foi abordada no seu encontro com os jornalis-
tas, tendo Mário Soares considerado que era «um problema de fundo» e que, por isso mesmo, não poderia ser tratado em conferência de imprensa.
O 1º. cabo Vitor
M. N. Florindo

Florindo, 1º. cabo enfermeiro,
comemora 66 anos no Cartaxo !

O 1º. cabo enfermeiro Florindo, da CCS, a Companhia do Quitexe, festeja 66 anos a 24 de Novembro de 2018.
Victor Manuel Nogueira Florindo era natural e regressou ao Cartaxo no dia 8 de Setembro de 1975, depois de cumprir a sua comissão de serviço militar como Cavaleiro do Norte da Companhia de Co-
mando e Serviços (CCS) do BCAV. 8423, na enfermaria do Quitexe, até 2 de Março de 1975, e, depois, no BC12 de Carmona - até rodar para Luanda.
É empresário do sector da restauração, estabelecido no Cartaxo com a Adega da Carraxada. Lá vive desde sempre e para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário