Condutores da CCS: NN e Canhoto (atrás), Serra, Picote e Manuel dos Santos Gonçalves, que amanhã festeja 66 anos em Lamego |
Os primeiros dias de Dezembro de 1974, já lá vão 44 anos!..., foram tempo em que «começou a verificar-se a aproximação dos movimentos emancipalistas» de Angola aos povos da ZA dos Cavaleiros do Norte que as NT iam abandonan-
do, «nomeadamente aos já há tempo fixados».
O livro «História da Unidade», o de memórias do Batalhão de Cavalaria 8423 (BCAV. 8423), refere que tal aproximação era «na sua maioria com incidência da FNLA, mas também, em alguns casos, do MPLA». A UNITA pouco se mostrava pelas bandas do Uíge.
«Adivinha-se uma reserva latente entre os dois movimentos, já que na área predomina a FNLA», precisa do «HdU», que citamos, acrescentando que «no entanto, não se tem verificado actos que possam preocupar as suas actividades, a quais começa-
ram a entrar, também, junto das populações europeias».
Populações que, ainda de acordo com o «HdU» e na vila do Quitexe (onde de aquartelava a CCS e em vésperas de chegar a 3ª. CCAV. 8423, da Fazenda de Santa Isabel), em Aldeia Viçosa (2ª. CCAV. 8423) e Vista Alegre/Ponte do Dange (a 1ª. CCAV. 8423, lá chegada de Zalala), «continuam pensando, com reservas, sobre o seu futuro, mas aceitando de bom grado, pelo menos aparente, a pre-
sença efectiva daqueles movimentos».
Furriel António Luís Gordo |
Gordo, furriel de Santa Isabel,
66 anos em Alter do Chão!
O furriel miliciano António Gordo, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, está em festa de anos: comemora 66 a 4 de Dezembro de 2018.
António Luís Barradas Mendes Gordo foi atirador de Cavalaria de especialidade e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano. Fixou-se em Alter do Chão, a sua terra natal e onde, em 2012, organizou o encontro dos Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel.
O Gordo por lá tem feito toda sua vida pessoal, familiar e profissional - neste caso como funcionário da Câmara Municipal. É para lá, e para ele, que vai o nosso abraço de parabéns!
O condutor Gonçalves e o alferes António A. Cruz |
Gonçalves da CCS, 66
anos em Lamego !
O soldado condutor Gonçalves, dos Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423, na vila do Quitexe, comemora 66 anos a 4 de Dezembro de 2018.
Manuel dos Santos Gonçalves, é dele que falamos, re-
gressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, a Penude, nos arredores de Lamego, e trabalhou como motorista da Tecnovia, empresa de construções. A operações ao estômago (1) e à coluna (em 1998 e 2008), juntou-se um enfarte de miocárdio (em 2012), o que o levou a antecipar a reforma profissional.
O nosso abraço de parabéns vai «conduzido» para lá, onde continua a viver e agora a viver a reforma, embrulhado no voto de boa saúde!
Sem comentários:
Enviar um comentário