Os furriéis «Rangers» Neto, Viegas e Monteiro, no Quitexe |
Os primeiros con-
tactos formais da maioria do pessoal do Batalhão de Ca-
valaria 8423 acon-
teceram a 8 de Janeiro de 1974, há rigorosamente 44 anos e depois de sucessivas apresen-
tações de quadros no RC4, a unidade mobilizadora.
A véspera (dia 7) proporcionara «o en-
contro da maioria do pessoal» no Des-
tacamento que iria ser (e foi) o espaço de trabalho operacional, mas no dia de há exactamente 44 anos e de acordo com o Livro da Unidade, «estiveram presentes os quadros do BCAV.», tendo a apresentação «sido precedida de uma palestra a todo o pessoal, na qual foram expressos os princípios e hábitos de vida que teriam de nortear o BCAV. durante o tempo em que, como Unidade constituída, vivesse no RC4 e na Região Militar de Angola».
Os capitães José Paulo Fernandes (da 3ª. CCAV.) e José Manuel Cruz (da 2ª. CCAV.) com o co- mandante Bundula, da FNLA |
O capitão Da- vide Castro Dias |
As 4 Subunidades
do BCAV. 8423 !
A tempo, já estavam apresentados quase todos os quadros operacionais milicianos, nomeadamente os aspirantes e 1ºs. cabos milicianos, futuros alferes e furriéis. Podemos recordar os seus nomes, companhia a companhia:
- CCS, a do Quitexe, comandada pelo capitão António Martins de Oliveira: alferes António Manuel Garcia (Operações Especiais) e Jaime Ribeiro (Sapadores), furriéis Monteiro, Viegas e Neto (Operações Espe-
ciais). O 1º. sargento e responsável pela secretaria era José Claudino Fernan-
des Luzia, já falecido. Também já faleceram, o capitão António Martins de Oliveira e o alferes António Manuel Garcia.
- 1ª. CCAV. 8323, a de Zalala, comandada pelo capitão Castro Dias: alferes Má-
rio Jorge Sousa (Operações Especiais e futuro 2º. comandante da subunida-
de), Pedro Rosa, Carlos Sampaio e Lains dos Santos (atiradores de Cavalaria) e furriéis Manuel Pinto (Operações Especiais) e, atiradores de Cavalaria, Jorge Barata, Mota Viana, Plácido Queirós, Américo Rodrigues, Victor Costa, Eusébio Martins, José Louro e João Aldeagas).
O 1º. sargento era Alexandre Joaquim Fialho Panasco, já falecido. Também já faleceram os furriéis milicianos Jorge Barata, Américo Rodrigues, Eusébio Martins e, mais tarde apresentado, Manuel Dinis Dias (mecânico-auto).
O 1º. sargento Ferrnando Norte e os alferes milicianos Carva- lo de Sousa e João Machado, da 2ª. CCAV. 8423 |
ções Especiais) e, atiradores de Cavalaria, António Cruz, Freitas Ferreira, Mário Matos, João Brejo, José Fernando Melo, Rafael Ramalho, José Manuel Costa, José Gomes e
O capitão José P. Fernandes e o 1º. sargento F. Marchã, da 3ª. CCAV. 8423 |
nandes, Alcides Ricardo, José Fernando Carvalho, Graciano Silva, António Luís Gordo, Grenha Lopes, Luís Capitão e José Querido. Já faleceram, Luís Ribeiro Capitão e Victor Guedes, de armamento pesado e que se apresentou mais tarde. Francisco António Gouveia Marchã era o 1º. sargento da secretaria da 3ª. CCAV. 8423.
Idalmiro Vargas em Vista Alegre (1975) |
Idalmiro Vargas com a esposa Palmira, em 2017 (Fátima) |
Idalmiro, condutor de Zalala,
67 anos no Pico dos Açores !
O soldado condutor Manuel Idalmiro Var-
gas, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 67 anos a 8 de Janeiro de 2019.
Originário da Ilha do Pico, nos Açores, o Vargas lá regressou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, onde foi condutor-auto e onde, por negócios, já voltou várias vezes. Faz vida familiar e profissional na povoação de Piedade, em Lajes do Pico, ilhas dos Açores, onde é proprietá-
rio de um posto de combustíveis e armazéns, que vendem de tudo um pouco, e trabalha na área da restauração e do turismo. É conviva indispensável dos encontros anuais dos Cavaleiros do Norte de Zalala - para tal se deslocando expressamente dos Açores. Para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário