Os furriéis milicianos Viegas e Neto, ambos de Operações Especiais (Rangers), do PELREC da CCS dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e de Águeda. Aqui, no jardim do Quitexe e em 1975 |
Furriéis milicianos da 2ª. CCSV. 8423, a de Aldeia Viçosa: Matos, Guedes e Melo (em cima), Letras, Gomes e Cruz. Há 45 anos e em Angola! |
D. Dulce, a mãe, a 20/01/2019, quando fez 98 anos! |
O dia 20 de Janeiro de 1975 foi muito especialmente si-
gnificativo e emocional para o autor deste blogue. Nesse dia de há 44 anos fazia 54 a senhora sua mãe. Que hoje mesmo festejou 98, rodeada dos três filhos, dos netos e dos bisnetos.
Há 44 e viúva desde Agosto de 1972, tinha visto partir o filho mais novo para a guerra colonial (a 29 de Maio d 1974) e, mais velhas, as suas duas filhas tinham seguido o seu normal caminho, casando com os homens das suas vidas. Quer isto dizer, em palavras simples, que no espaço de 9 meses «perdeu» 4 pessoas do sua família mais íntima: o marido (por morte), as duas filhas (por casamento) e o filho mais novo (mobilizado para a guerra colonial).
Hoje, quando partilhou os seus vetustos 98 anos com os familiares mais próximos, certamente não lhe ocorreram estes pormenores de há 45 para 46 anos, mas, por mim (filho mais novo) ficou esta graça de sentir, como se fosse hoje, a emoção das suas orações e dos lutos do seu coração de mãe.
Uma mãe como as mães de milhares e milhares de rapazes que, no auge da sua vida, partiram para guerra, dela não voltando alguns!
Zalala, a mais dura escola de guerra |
Oliveira, condutor de Zalala,
66 anos em Almeida !
O condutor auto-rodas Oliveira, soldado dos Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, festeja 67 anos a 20 de Janeiro de 2019.
Orlando Marques de Oliveira jornadeou ainda por Vista Alegre, pelo Songo e por Carmona e, por razões que desconhecemos, o seu nome não consta da lista dos Cavaleiros do Norte desta companhia que, a 9 de Setembro de 1975, regressaram a Portugal, mas sabemos, por informação do furriel miliciano João Dias, as Transmissões, que residirá em Almeida.
Para lá vai o nosso abraço de parabéns!
O Couchinho, de verde, e o Parracho |
Couchinho de Zalalala, 67
anos em Casal de S. Braz !
O 1º. cabo António Manuel Couchinho, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Zalala e do capitão Castro Dias, festeja 67 anos a 20 de Janeiro de 2019.
Atirador de Cavalaria, integrou o 3º. Grupo de Combate, coman-
dado pelo alferes miliciano Pedro Rosa, com os tambem milicianos furriéis Manuel Pinto, João Aldeagas e Victor Velez. Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na sua residência de Idanha-a-Nova, onde ao tempo morava. Apenas sabemos que trabalahou Na TAP e que mora em Casal de S. Braz, na Amadora, para onde e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário