domingo, 27 de janeiro de 2019

4 362 - Angola, há 44 anos, em vésperas do Governo de Transição

Cavaleiros do Norte de Zalala, todos furriéis milicianos: Américo Rodrigues e Jorge Barata (já falecidos),
Louro e Nascimento; Eusébio Martins e Manuel Dinis Fias (ambos já falecidos), Victor Velez e Victor Moreira
Gomes da Costa - que amanhã festeja 67 anos em Queluz. Em baixo, o mesmo Victor Costa, soldado
Leão (Trombone) e furriel Nascimento
Os tempos de há 44 anos, pelas bandas de Luanda, não andavam muito pacíficos, em vésperas de anunciar o Governo de Transição) e, na sequência do assalto da FNLA à Emissora Oficial de Angola e detenção do jornalista António Cardoso, seguiram-se comunicados e acusações , nomeadamente da parte do MPLA.
Outro foco de instabilidade era a entrada, em Angola, de forças da Revolta do Leste, liderada pelo dissidente Daniel Chipenda - que ao fim da tarde da véspera, domingo e na cidade do Luso (no leste) deu uma conferência de imprensa, à segunda tentativa - depois de conversações com oficiais portugueses e de o Exército Português ter malogrado a primeira, impedindo a entrada de homens armados da Revolta do Leste.
A Reuters, citada pelo Diário de Lisboa de 27 de Janeiro de 1975, citou Daniel Chipenda, que acusou as Forças Armadas Portuguesas de «bloquearem a minha entrada no país», mas garantiu que visitaria os centros urbanos de Angola «com ou sem autorização».

A Revolta Activa
e Agostinho Neto

O dia 27 de Janeiro de 1975 foi tempo para a chegada a Luanda «em avião especial» de alguns elementos da Revolta Activa. Entre eles, Mário Pinto de Andrade (na foto acima, à direita e com Daniel Chipenda) que tinha sido um dos fundadores e o primeiro presidente do MPLA, e Gentil Viana, principal 
O dia seguinte seria o da chegada de Joaquim Pinto de Andrade, vindo de Brazaville, capital da República do Congo, e também vice-presidente do MPLA e membro da Revolta Activa.
Agostinho Neto, presidente do MPLA, estava em Dar-es-Salan, capital da Zâmbia, e viajaria para Luanda antes da tomada de posse do Governo de Transição - prevista para 31 de Janeiro de 1975.

Victor Costa,  furriel de
Zalala, 67 anos em Queluz!

O furriel miliciano Victor Moreira Gomes da Costa (foto ao lado), da 1ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 29 de Janeiro de 2019.
Atirador de Cavalaria dos Cavaleiros do Norte de Zalala, também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange e cidades do Songo e Carmona, antes de, a 9 de Setembro de 1975, regressar a Portugal.
Morava em Queluz e em Queluz continuou, por lá fez família e carreira profis-
sional, agora já aposentado e em excelente forma física, para os seus dias de lazer. Para e para ele, vai o nosso forte e amigo abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário