sábado, 2 de fevereiro de 2019

4 368 - O comício da FNLA em Aldeia Viçosa, com o comandante Bundula!

O comandante Bundula, da FNLA, à direita e no comício deste movimento em Aldeia Viçosa, a 2 de
 Fevereiro de 1975. Reconhecem-se os capitães José Paulo Fernandes (de mão na boca) e José
Manuel Cruz, respectivamente comandantes das 3ª. CCAV. 8423 e 2ª. CCAV. 8423
O comandante Bundula e a esposa, no comício
da FNLA em Aldeia Viçosa, a 2 de Fevereiro
 de 1975. Há 44 anos!

O dia 2 de Fevereiro de 1975 foi tempo da reali-
zação de um comício da FNLA em Aldeia Viçosa, onde se aquartelava a 2ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. E lá esteve, também, comandante da 3ª. CCAV. 8423, o capitão miliciano José Paulo Fernandes. 
O livro «História da Unidade» pouca referência faz ao acontecimento, referindo embora «incidentes entre MPLA e FNLA» - o que era de todo expec-
tável, tendo em conta as escaramuças de 26 de Janeiro anterior (entre os dois movimentos) e que motivaram pronta e serena intervenção das NT. 
O alferes João Machado, deste dia 2 de Fevereiro de 1975,recorda a presença do comandante Bundula (do movimento liderado por Holden Roberto) e a de «grupos de jovens angolanas, semi-despidas e em danças tribais - o que atraiu muitos curiosos ao local do comício, a  estrada do café. "Dançavam e, com os outros militantes, cantavam palavras de ordem».
João Machado era especialista de Operações Especiais, adjunto do cap+ião José Manujel Cruz, e frisou-no a calma como tudo correu, apesar de tudo, numa zona que «era essencialmente do MPLA»«Lá-lá-lá... / efe-ene-éle-á!!!», era o que gritavam as jovens, saracoteando o corpo aos olhares masculinos e fazendo coro com os seus companheiros de movimento emancipalista (que se fazia partido político). O comício, como outros e segundo o Livro da Unidade, foram «sem significado para a história do BCAV.», mas foi(ram) registado(s) porque aconteceu(ram) na sua «área de responsabilidade».
O furriel João Dias, da 1ª. CCAV. 8423, coorde-
nou o transporte de militantes da FNLA de Vista
Alegre para o comício de Aldeia Viçosa

Cavaleiros levaram «fnla´s»
para Aldeia Viçosa !

Os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 asseguraram o transporte de militantes da FNLA, desde Vista Alegre, e o furriel miliciano João Dias esteve no comício de Aldeia Viçosa.
Recorda «perfeitamente desse dia»
«Estava lá porque fui incumbido de chefiar duas  viaturas militares que, de Vista Alegre, transportaram simpatizantes da FNLA ao comício».
O furriel Manuel Pinto, também da 1ª. CCAV. 8423, igualmemte se lembra desse dia: «Não me fales nesse comício... Ia dando para o torto...».
«A FNLA e o MPLA não se endendiam e quase que ainda comíamos por tabela. Eles sempre se entenderam bem à... pancada!», comentou o Manuel Pinto.


Mendes, 1º. cabo da CCS,
faria 67 anos. Faleceu em 2010

O 1º. cabo Carlos Alberto de Jesus Mendes, da CCS do BCAV. 8423, faria 676 anos a 3 de Fevereiro de 2019. Faleceu  21 de Abril de 2010.
O Mendes era bate-chapas e morava na Rua Maria Pia, em Lisboa. Lá regres-
sou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada angolana do Uíge. O que sabemos dele é muito pouco: apenas que morava na Presidente Arriaga, na capital e que terá sido sepultado no cemitério dos Prazeres. Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
Ângelo Lourenço

Lourenço de Zalala, 67
anos em Odivelas !

O 1º. cabo Lourenço, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 3 de Fevereiro de 2019.
Ângelo Pereira Lourenço foi operador-cripto da Fazenda de Zalala - depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Car-
mona - e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se na Rua de Nampula, em Odivelas. Fez carreira pro-
fissional no Sindicatos dos Taxistas, em Lisboa, e, já aposen-
tado, continua a morar em Odivelas, cidade onde amanhã (3 de Fevereiro de 2019) comemora 67 anos e para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário