sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

4 389 - Exercíos finais da Escola de Recrutas dos Cavaleiros do Norte

O PELREC foi formado por praças dos três esquadrões de instrução que há 45 anos concluíram a
escola de recrutas, futuros atiradores de Cavalaria. De pé, 1º . cabo Almeida e Messejana (já falecidos),
Neves, 1º. cabo Soares (f.). Florêncio, Botelho (?), Marcos, 1º. cabo Pinto, Caixarias e 1º. cabo Florindo
(enfermeiro). Em baixo, 1º. cabo Vicente (f.), furriel Viegas, Francisco, Leal (f.), 1ºs. cabos Oliveira (TRMS)
e Hipólito, Aurélio (que amanhã festeja 67 anos), Madaleno e furriel Neto

Cavaleiros do Norte do PELREC, em 2010: soldados Flo-
rêncio e António, furriéis Neto e Viegas e 1º. cabo Albino
Ferreira, que faleceu há 2 anos, a 23 de Fevereiro de 2017

Os exercícios finais da Escola de Recrutas do Batalhão de Cavalaria 8423 decorreram a 22 de Fevereiro de 1974. Já lá vão 45 anos!
«Completou deste modo o BCAV. a pri-
meira parte da sua instrução, a chamada instrução especial», relata o livro «His-
tória da Unidade», acrescentando que «decorreram na conhecida Mata do Soares», nos arredores do Campo Militar de Santa Margarida, onde estava aquartelado o Regimento de Cavalaria nº. 4 (RC4) - a unidade mobilizadora dos futuros Cavaleiros do Norte. E o Destacamento que os aquartelou por todo o tempo de formação do BCAV. 8423.
Os exercícios finais tinham começado a 18 desse mesmo mês de Fevereiro de 1975, concluindo a formação dos futuros atiradores de Cavalaria - então agru-
pados em três Esquadrões de Instrução, comandados pelos então tenentes e futuros capitães milicianos Davide de Oliveira Castro Dias (da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala), José Manuel Romeira Pinto da Cruz (da ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa) e José Paulo de Oliveira Fernandes (da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel). 
Desses três Esquadrões viriam a sair os futuros Cavaleiros do Norte do Pelo-
tão de Reconhecimento, Serviço e Informação (PELREC), da CCS e comanda-do pelo alferes António Garcia, com os furriéis Monteiro, Viegas e Neto, todos milicianos e de Operações Especiais (Rangers).
O 1º. cabo Albino Fer-
reira, à direita, com o
 furriel João Dias, pouco
antes da sua morte

Albino, 1º. cabo da CCS e 1ª. 
CCAV. 8423, faleceu há 2 anos

O 1º. cabo Albino dos Anjos Ferreira, atirador de Cavalaria da CCS, faleceu há precisamente dois anos, de doença e a 23 de Fevereiro de 2017.
Albino dos Anjos Ferreira era natural de Cardal, concelho de Ferreira do Zêzere, onde nasceu a 28 de Novembro de 1952, e radicou-se em Almargem do Bispo (Sintra), onde trabalhou na construção civil e comércio automóvel. Participou no encontro da CCS de 2010 e, já muito adoentado, foi «achado» em finais de 2016 pelo furriel João Dias, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, para que rodara em Outubro de 1974. 
Recordamos, com saudade, este nosso bom companheiro da jornada africana do Uíge de Angola, ele pelo Quitexe, Zalala, Vista Alegre e Carmona. RIP!!
Aurélio em 2017
Aurélio em 1974

Aurélio, o Barbeiro, 67
anos em Ferreira do Zêzere!

O Aurélio Barbeiro, soldado da CCS do BCAV. 8423, está amanhã em festa - a dos 67 anos!
Aurélio da Conceição Godinho Júnior foi atirador de Cavalaria do PELREC e, complementarmente, foi o barbeiro da Compahia do Quitexe. Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se mo lugar da Raposeira, da freguesia de Pias, no município de Ferreira do Zêzere, de onde é natural e onde faz vida profissional como empresário dos sectores da electricidade, ferramentas e electrodomésticos. 
Para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário