quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

4 394 - Os preparativos para a rotação do BCAV. 8423 para carmona!

Os tenentes SGE João Mora (que se apresentou no RC4, em Santa margarida, há 45 anos) e Acácio Luz,
aqui com os alferes milicianos António Garcia (Operações Especiais) e Jaime Ribeiro (Sapadores),
 todos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e aqui em frente ao comando do BCAV. 84233, no Quitexe
O tenente João Mora  (SGE) e os furriéis milicianos Neto
e Viegas, aqui na Avenida do Quitexe, em 1974

O comandante Almeida e Brito, tenente-coronel de Cavalaria e comandante do Batalhão, voltou  Carmona e à ZMN no dia 27 de Fevereiro de 1975 e para ultimar os preparativos da rotação do BCAV. 8423 para o BC12.
Os tempos de então eram muito expec-
tantes e ninguém sabia, na verdade, o que iria acontecer  dia seguinte, pouco tempo depois da Cimeira do Alvor e quando se sabia, e eram factos conhecidos, das diferença que obstaculizava as relações entre os três movimentos de libertação de Angola- o MPLA, a FNLA e a UNITA. E numa altura em que já se sabia da rotação do BCAV. 8423 para Carmona, para o BC12.
A mudança, para os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, «foi do agrado geral para a maioria dos Militares» - ainda ontem aqui falámos disso - mas acarretou, contudo, e citamos o «História a Unidade, «a responsabilidade de uma zona de intensa politização dos movimentos emancipalistas», o que, e continuamos a citar, «forçosamente virá a trazer-nos responsabilidades».
Responsabilidades que o HdU caracteriza como «extremamente difíceis e complexas».
Amazonas do Norte do Quitexe: Margarida Cruz,
Graciete Hermida,esposa e filha do capitão An-
 tónio Oliveira e esposa do tenente João Mora 

O tenente João Mora
apresentou-se há 45 anos!

O então futuro tenente Mora, 2º. comandante da CCS do BCAV. 8423, apresentou-se no RC4 a 27 de Fevereiro de 1974, há 45 anos, «por ter sido mobilizado para servir no ultramar e no BCAV. 8423». Rodou dos Serviços Centrais do Exér-
cito (SCE) e indicado como «adjunto da CCS».
João Elóy Borges da Cunha Mora imortalizou-se no Quitexe como o tenente Palinhas, por sempre exigir a pala como cumprimento militar. Era da ordem mas não o fizessem os subordinados, fazia-o ele. Daí, comummente ser popularizado como o tenente Palinhas.
Natural do Pombal, onde nasceu a 30 de Junho de 1926, faleceu a 21 de Abril de 1993, vítima de doença e em Lisboa, na Lapa, deixando viúva uma senhora de naturalidade indiana, cujo nome se esqueceu na memória. Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
Os furriéis Victor Costa e José António Nascimento,
 à direita, ladeando o soldado clarim Costa, todos 
da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala 

Nascimento, o furriel
das cozinhas de Zalala!

O então futuro furriel Nascimento apresentou-se no RC4 a 27 de Fevereiro de 1974, por ter sido «nomeado para servir no ultramar e com destino à 1ª. CCAV. 8423».
José António Moreira do Nascimento, ao tempo morador na cidade do Porto, rodava do Regi-
mento de Infantaria nº. 15 (RI 15), de Tomar, e era vagomestre. Uma boa especialidade militar.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e actualmente (e desde já há muitos anos) está emigrado nos Estados Unidos da América do Norte, para onde vai o nosso abraço de saudação e cumprimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário