sexta-feira, 15 de março de 2019

4 410 - Inspecção ao BCAV. 8423 e patrulhamentos mistos em Carmona!

O PELREC era comandado pelo então futuro alferes miliciano António Garcia - o primeiro de pé, à es-
 querda, numa imagem já de Angola. A seguir, Caixarias, 1º. cabo Pinto, Marcos, furriel Viegas, Botelho (?),
 Florêncio, Messejana, Neves e 1º. cabo Almeida. Em baixo, furriel Neto, Madaleno, Aurélio (Barbeiro), 1º.s
cabos Hipólito e Oliveira (TRMS), Leal, Francisco e 1ºs. cabos Soares e Vicente. O alferes Garcia, os 1ºs.
 cabos Soares, Almeida e Vicente e os soldados Leal e Messejana já faleceram
O RC4, vista aérea dos anos 2000
Alferes António
M. Garcia

O dia 15 de Março de 1974 foi tempo de o BCAV. 8423 «receber a primeira inspec-
ção da Instrução Operacio-
nal», no caso, pelo coronel tirocinado Lobato Faria.
Os futuros Cavaleiros do Norte desde há alguns dias que faziam instrução especial na Mata do Soares, com o PELREC do alferes António Garcia a «fazer» de inimigo (IN) das três Companhias operacionais. Antecipavam-se, de alguma maneira, os futuros cenários (reais) da realidade operacional angolana.
O coronel Lobato Faria interveio na qualidade de inspector da Região Militar de Tomar desafio proposto ao PELREC foi chegar ao alto da Mata do Soares - onde está(va) instalado o comando inspectivo - -, de surpresa, em forma de assalto, como se furtivo, rápido, audaz, felino - tal qual o de 31 de Janeiro, aquando de uma outra inspecção (AQUI). Assim se fez, de novo e ainda com mais perfeição e agilidade, galgando a mata em silêncio de guerreiros. 
Patrulhamentos mistos em Carmona

Patrulhamentos mistos
em Carmona !

Março de 1975, dia 15! Um ano depois, parte do BCAV. 8423 está aquartelado em Carmona, no BC12, e é dia do aniversário da FNLA. 

Acontecem os primeiros patrulhamentos mistos - assim, e de acordo com o livro «História da Unidade», «ensaiando-se os primeiros passos de actividade operacional em Exército Integrado com os movimentos emancipalistas», envolvendo forças portuguesas (os Cavaleiros do Norte) e do ELNA, das FAPLA e das FALA, respec-
tivamente os exércitos da FNLA, do MPLA e da UNITA.
Seria (e nunca foi) a base formal do Exército Nacional de Angola, integrando elementos dos três movimentos. A leitura do Livro da Unidade faz recordar que a actividade foi «exclusivamente em serviço de segurança dos locais onde iriam celebrar-se tais comemorações» - as do dia da FNLA.  
R. Manteigas


Manteigas de Zalala, 67
anos em Idanha-a-Nova!

O 1º. cabo Manteigas, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 67 anos a 15 de Março de 2019.
Rodrigo António do Carmo Manteigas foi clarim dos Cavaleiros do Norte e chegou mais tarde a Angola, em Julho de 1974, e voltou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, quando terminou a sua comissão e a Salvaterra do Estremo, em Idanha-a-Nova. 
Profissionalmente, fez carreira na GNR e, já aposentado, mora na sua terra natal, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário