domingo, 17 de março de 2019

4 412 - Companhias de Caçadores operacionais dos Cavaleiros do Norte!

Cavaleiros do Norte da CCS num momento musical no quarta da Casa dos Furriéis do Quitexe, o
solista e baterista João Peixoto (que por lá estava adido) e os «guitarras» Neto e Viegas. Eram
  furriéis milicianos e condóminos do mesmo espaço 
Cavaleiros do Norte de Zalala: o 1º. cabo enfermeiro
Victor Cunha e o furriel miliciano Mota Viana


O dia 17 de Março de 1975 foi o da integração da CCAÇ. 4741 no BCAV. 8423, que estava aquartelada no Negage. E também da 1ª. CCAÇ. 4911, estacionada em Sanza Pombo.
A «mudança do dispositivo militar da Região Militar de Angola» estava em marcha e, no Uíge, estas duas Companhias «passaram a depender operacionalmente» dos Cavaleiros do Norte comandados pelo tenente-coronel Carlos Almeida e Brito - que assim era, se assim podemos dizer (e pode...), o grande responsável pela estrutura militar daquela zona do norte de Angola.
A CCAÇ. 4741/74 era a unidade pela qual tinha sido mobilizado o furriel João Domingos Faria Taveira de Peixoto, bracarense que foi Cavaleiro do Norte por vários meses do Quitexe e Carmona (onde estava nesta altura de há 44 anos, no BC12) e era formada por praças açorianos da Ilha Terceira e quadros na maioria continentais. O caso do Peixoto.
A CCAÇ. 4911 era, a esse tempo, a do furriel Fernando Manuel Mota Viana, ati-
rador de Cavalaria e coincidentemente também bracarense e que foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 84233, a da Fazenda Zalala, de onde rodou em Outubro de 1974. Cavaleiro do Norte foi e Cavaleiro do Norte voltou a ser!
António Silva,
o Pig-Bó!

Silva, o Pig-Bó de Zalala, 68 
anos em S. Pedro da Cova !

António Augusto Alves da Silva, 1º. cabo enfermeiro da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 68 anos a 17 de Março de 2019.
Cavaleiro do Norte universalizado como o Pig-Bó (vá lá saber-se porquê...), integrou o 4º. Grupo de Combate, comandado pelo al-
feres miliciano Lains dos Santos - com os também milicianos fur-
riéis Américo Rodrigues e Jorge Barata, já falecidos, e José Louro -, e regres-
sou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se na sua natal zona das Escadas do Barredo, freguesia da Sé, na cidade do Porto. Actualmente já re-
formado, mora em S. Pedro da Cova, no município de Gondomar e para lá, e para ele!, vai o nosso abraço de parabéns!
João Palongo

Palongo, da 2ª. CCAV., 67
anos em Setúbal !

O rádio-telegrafista Palongo, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, comemora 67 anos a 17 de Março de 2019.
João Carlos Santana Palongo, de seu nome completo, é originário da Rua de Aranguês, na freguesia de S. Sebastião, na cidade de Setúbal, e lá voltou a 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano. Continua a viver em Setúbal e é conviva habitual dos encon-
tros anuais dos Cavaleiros do Norte do capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz. Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário