A guarnição dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 foi reforçada a 15 de Abril de 1975, com um grupo de combate da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel mas ao tempo aquartelada no Quitexe.
O GC era comandado pelo alferes miliciano Mário José Barros Simões e incluía os furriéis milicianos José Fernando Carvalho,Graciano Correia da Silva e Luís Ribeiro Capitão (infelizmente já falecido, de doença e a 5 de Janeiro de 2010, em Via Nova de Ourém, era trabalhador da CP).
Ao tempo, já se repetiam incidentes entre as forças dos movimentos, a quererem marcar o seu território político no chão uíjano (como no resto de Angola), e, por isso mesmo, e citando o livro «História da Unidade», era cada vez mais necessária e imperativa a intervenção das Forças Armadas Portuguesas - no caso, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
Por isso, também, se intensificavam os patrulhamentos mistos - algo perigosos, por envolverem forças dos três movimentos, que nem sempre de bons olhos (e actos) se aceitavam mutuamente. O que salvava esta «paz» era a ordem e disciplina imposta, nestes patrulhamentos, pelos Cavaleiros do Norte.
Victor Guedes |
Guedes, furriel de Zalala,
faleceu há 21 anos !
O furriel miliciano Guedes, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, faleceu há 21 anos, de doença e em Lisboa.
Victor Mateus Ribeiro Guedes, especialista de armamento pesado, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e fixou-se na anterior residência civil, na Travessa dos Remédios, em S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa.
Por lá fez a sua vida, até que doença terminal o «roubou» da nossa companhia, falecendo a 16 de Abril de 1998, ainda não tinha 46 anos, nascido a 17 de Maio de 1952. Hoje, nesta data de saudade, aqui fazemos memória de um bom companheiro da jornada africana do Uíge angolano. RIP!!!
Honório Campos alferes médico |
Honório, alferes médico,
75 anos em Coimbra !
O alferes médico António Honó-
rio de Campos, dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, está em festa dos 75 anos, a 16 de Abril de 2019!
Oficial miliciano do quadro do Hospital Militar de Luanda, esteve destacado na Fazenda Santa Isabel (3ª. CCAV.) e Aldeia Viçosas (2ª. CCAV..), assumindo o quadro clínico de todo o BCAV. 8423 em Setembro de 1974 - quando substituiu o capitão milicia-
no médico Manuel Soares Cipriano Leal, que ao tempo terminou a sua comis-
são militar em Angola. No Quitexe, acumulou funções militares com as de Dele-
gado de Saúde, apoiando «toda a população civil, sem olhar a horas de traba-
lho», como se lê no louvor do comandante Almeida e Brito, frisando a «dedica-
ção integral a todos os casos vividos». Durante o grave conflito armado entre FNLA e MPLA (Junho de 1975) teve de «actuar quase sozinho, perante elevado número de feridos muito graves, patenteando elevada isenção» e manifestando «capacidade técnica e humana, em actividade digna de realce».
Regressado a Portugal, especializou-se em dermatologia e foi assistente gra-
duado do Hospital Infante D. Pedro, de Aveiro, e exercendo também no sector privado. Aposentou-se em 2006 e divide-se entre Coimbra e Figueira da Foz, as cidades da sua vida e onde festejará os seus 75 anos. Parabéns!!
Sem comentários:
Enviar um comentário