Os alferes milicianos António Garcia e António Albano Cruz, comandantes do PELREC e do Parque-Auto, respectivamente, numa deslocação de serviço, aqui na Fazenda Vamba, em 1974/75 |
José D. Themudo 2º. comandante do BCAV. 8423 |
O capitão José Diogo Themudo, 2º. comandante do BCAV. 8423 deslocou-se a Vista Alegre e Quitexe no dia 18 de Abril de 1975, n âmbito do plano de «visitas às subunidades».
Vista Alegre aquartelava, por esse tempo de há 44 anos, a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias e que para lá começara a rodar no dia 21 de Novembro de 1974. A guarnição incluía o destacamento de Ponte do Dange.
O capitão José Diogo Themudo fez-se acompanhar pelo alferes miliciano António Albano Cruz, oficial responsável e comandante do Parque-Auto e no regresso de Vista Alegre esteve no Quitexe, onde estava a 3ª. CCAV. 8423, a do capitão José Paulo Fernandes - lá chegada a 10 de Dezembro de 1974, rodando da Fazenda de Santa Isabel.
Daniel Chipenda (à esquerda) |
Revolta do Leste e
Chipenda na FNLA!
O dia, uma sexta-feira, foi tempo de se saber que a Revolta do Leste, facção dissidente do MPLA liderada por Daniel Chipenda - e por isso também vulgarmente denominada Facção Chipenda - se dissolveu e foi integrada na FNLA.
O acordo tinha sido assinado na véspera, em Kinshasa, e previa que Chipenda passasse a integra o Conselho nacional da Revolução e do Gabinete Político, assumindo também as funções de secretário-geral adjunto da FNLA.
A France Press, que dava a notícia, citada pelo Diário de Lisboa, acrescentava que «os principais elementos da facção dissolvida ocuparão igualmente postos de responsabilidade nas diferentes instância da FNLA».
A tropas da Facção Chipenda, ainda segundo a FP/DL, «serão integradas nas unidades do Exército Nacional de Libertação de Angola» - o ELNA, braço armado da FNLA de Holden Roberto.
Adicionar legenda |
Martins de Zalala, 67
anos em Alverca !
O 1º. cabo José Miguel Martins, da 1ª. CCAV. 8423, comemora 67 anos a 18 d Abril de 2019.
Atirador de Cavalaria do 4º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano José Manuel Lains dos Santos, com os furriéis milicianos Américo Rodrigues, Jorge Barata e José Louro, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se em Aldeia de Santa Margarida, do concelho de Idanha-a-Nova.
Mora agora em Alverca, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário