quarta-feira, 24 de abril de 2019

4 451 - A desactivação de Vista Alegre e Ponte do Dange! A 1ª. CCAV. 8423 no Songo!

O furriel miliciano Américo Rodrigues (falecido a 30 de Agosto de 2018, de doença e em Famalicão)
com um quarteto de combatentes da FNLA, nos últimos dias da presença da 1ª. CCAV. 8423 (e da
 tropa portuguesa) no quartel de Vista Alegre, em Março/Abril de 1975
Os furriéis milicianos Queirós e Rodrigues e o
1º. sargento Fialho Panasco com um elemento da
administração civil de Vista Alegre (e o filho)
Davide Castro Dias
cmdt. da 1ª. CCAV.

A 1ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias, rodou para o Songo a 24 de Abril de 1975, assim se desactivando os aquartelamen-
tos de Vista Alegre e Ponte do Dange.
Os Cavaleiros do Norte de Zalala lá tinham chegado a 21 de Novembro de 1974, idos precisamente desta mítica fazenda, e a transferência ocorreu no âmbito do «programa de continuação da remode-
lação do dispositivo», que teve um e outro adiamentos, devido ao facto de se terem de «aguardar que se resolvessem, a alto nível, as questões pendentes inerentes a esse abandono».
A causa maior era a posição dos movimentos emancipalistas, nomeadamente FNLA e MPLA (neste caso), que, naturalmente queriam ocupar as instalações aquarteladas pelos Cavaleiros do Norte e que iam ficar livres.
O dia de há 44 anos foi também, e ainda em Vista Alegre, de vista do 2º. co-
mandante do BCAV. 8423, o capitão José Diogo Themudo, que no dia 21 tinha estado no Songo, justamente para «tratar a instalação da 1ª. CCAV. 8423».
O Songo, nesta data de 1975, era onde estava aquartelada a CCÇ. 5015, co-
mandada pelo capitão miliciano Tojal de Meneses e que rodou para Luanda.
O dia, em Carmona, foi tempo para a realização de mais uma palestra de prepa-
ração do acto eleitoral do dia seguinte, que elegeria a Assembleia Constituinte. Foi participada por dois oficiais locais, delegados do MFA.
Jorge Pinho

Pinho, 1º. cabo da CCS,
faria hoje 67 anos !

O 1º. cabo Jorge Manuel de Sousa Pinho, da CCS do BCAV. 8423, faria 67 anos a 25 de Abril de 2019. Faleceu a 19 de Abril de 1996.
Escriturário de especialidade, serviu na secretaria do Comando e era o responsável por dactilografar  as ordens de serviço, o que lhe valeu louvor público, sublinhando-lhe o «muito interesse, entusiasmo e aplicação», para além do «trato correcto e solícito».
Regressou a Portugal, e ao Porto, no dia 8 de Setembro de 1975, ali falecendo de doença, a poucos dias de fazer 44 anos - a 19 de Abril de 1996. Hoje o re-
cordamos com imensa saudade. RIP!!!
Fazenda de Zalala

Lopes de Zalala, 
faria 67 anos !

O atirador de Cavalaria Lopes, da 1ª. CCAV. 8423, faria 67 anos a 25 de Abril de 2019 e em Ponte de Lima.
Adriano da Silva Lopes regressou a Portugal no dia 9 de Setembro e fixou-se no seu natal lufar de Feira, da freguesia de S. Julião do Freixo, em Ponte de Lima. O pouco que sabemos dele é informação do furriel João Dias, dando conta que já faleceu, mas desconhecendo-se a razão e a data. Hoje o recordamos, fazendo memória dos comuns tempos de África, pelo Uíge angolano. RIP!!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário