A sexta-feira de 17 de Maio de 1974, ha 45 anos, foi tempo de se conhecerem as intervenções do Presidente da República Costa Gomes e do º. Ministro Palma Car-
los, na cerimónia da véspera, que em-
possou o Governo Constitucional.
O Presidente António de Spínola, na ocasião, referiu-se às «grandes linhas da actuação governativa (...) com influên-
cia imediata na vida das mais vastas camadas da população» e, inevitavel-
mente, ao «problema dos território africanos e a proposta da solução via plebiscitária». Para a Guiné, para Angola e para Moçambique.
O 1º. Ministro Palma Carlos, de sua parte, comentou que «há problemas de extrema urgência a resolver» e, expressamente, sublinhou o problema da guerra do ultramar como «o mais dramático e o mais candente», para além do problema económico, as massas trabalhadoras e a paz social, entre outros.
«Uma revolução faz-se num dia, uma alteração das estruturas sociais e obra que exige longo estudo e longa ponderação», disse Palma Carlos.
Victor Guedes, furriel miliciano |
Furriel Guedes de Santa Isabel
faria 67 anos. Morreu em 1998!
O furriel miliciano Victor Mateus Ribeiro Guedes, especialista de armamento pesado da 3ª. CCAV. 8423, faria 67 anos a 17 de Maio de 2019. Faleceu a 16 de Abril de 1998.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, depois do Quitexe e de Carmona, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua comissão em Amgoa, fixando-se na Travessa dos Remédios, em Lisboa, freguesia de S. Sebastião da Pedreira, onde residia.
A vida levou-o para a Rinchoa, em Rio de Mouros, município de Sintra, onde faleceu, vítima de doença. Hoje recordamos com saudade um bom companheiro da nossa jornada africana a de Angola. RIP!
João Rito, furriel miliciano de Zalala |
João Rito, o civil |
Furriel Rito de Zalala
faleceu há 11 anos !
O furriel miliciano Rito, da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica e saudosa Fazenda de Zalala, faleceu há 11 anos, data em que o seu corpo, aparentemente atropelado, apareceu abandonado numa estrada de Albergaria dos Doze, perto de Pombal.
João Correia Marques Rito apresentou-se em Aldeia Viçosa no mês de Dezembro de 1974, rodando do Casage, no leste de Angola, da 1ª. Companhia do Batalhão de Caçadores 4617, que tinha sido formado em Évora. Na prática, rendeu o fur-
riel Fernando Mota Viana, que a 23 de Outubro do mesmo ano tinha sido transferido de Zalala para Sanza Pombo, onde estava aquartelado o BCAV. 8324.
A. Quaresma |
Quaresma de Aldeia Viçosa,
faz 67 anos na Covilhã!
O soldado Quaresma, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 67 anos a 18 de Maio de 2019.
Carlos Manuel Versos Quaresma, é este o nome completo deste Ca-
valeiro do Norte, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1955, no final da jornada africana de Angola que o levou ao Uíge, e fixou-se no lugar de Monte Serrano, da freguesia de Ferro, no município da Covilhã - nas portas da Serra da Estrela. Por lá fez a sua vida familiar e profissional e para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário