segunda-feira, 27 de maio de 2019

4 434 - O dia da (não) partida da CCS do BCAV. 8423 para Angola!

Os furriéis milicianos José Monteiro, Francisco Neto e Viegas, do PELREC da CCS do BCAV. 8423 e espe-
cialistas de Operações Especiais (os Rangers), há 45 anos e na messe do Regimento de Cavalaria nº. 4
(RC4) do Campo Militar de Santa Margarida 
Cavaleiros do Norte em Santa Margarida, há 45 anos e
ambos da 1ª. CCAV. 8423: os futuros furriéis milicianos
Plácido Queirós e Victor Costa

A madrugada de 27 de Maio de 1974 foi de despedida da senhora minha mãe, hoje com a passar dos 98 anos e ao tempo recentemente viúva. Não foi uma despedida trágica, mas muito enotovia. Afinal despedia-se ela do filho mais novo que... ia para a guerra.
O pai do Neto, já com ele no SIMCA 1100 branco, veio buscar-me à aldeia de òis da Ribeira (a minha terra natal) e de lá partimos nós para Santa Margarida e para o RC4, de onde iríamos para Lisboa e para.. Luanda. Por motivo, porém, que nunca conhecemos, a viagem foi adiada dois dias e de Santa Margarida foi o Neto para Lisboa e para os apetites da noite, ficando eu, e muitos outros, pelo RC4. A casa já não valeria a pena voltar,. seria repetir pungentes despedidas.
Ao ficar por Santa Margarida, aguardando a nova data de partida (29 de Maio), tive tempo para leitura da imprensa do dia e saber notícias da Angola para onde iríamos partir. Por exemplo, declarações de Almeida Santos, ministro do Coordenação Inter-Territorial, que em Luanda comentou, sobre a Assembleia Legislativa de Angola, que estava preparado para «apresentar ao Governo Provisório a reestruturação orgânica da Assembleia Legislativa» de Angola.
Notícia sobre o recolher
obrigatório em Luanda
O objectivo, segundo Almeida Santos, era «conferir-lhe maior capacidade legislativa» e , por outro lado, que se extinguissem as anteriores Assembleias e «eleger novos membros».

Recolher obrigatório
em... Luanda !

Um ano depois, imagine-se..., e quando o BCAV. 8423 jornadeava por terras do Uíge angolano, era o MPLA a, em comunicado e referindo-se a Luanda, a capital de Angola, decretar «o recolher obrigatório das 7 horas da noite às 6 horas da manhã».
«Toda e qualquer pessoa ou veículo que seja encon-
trado a circular dentro das horas do recolher obriga-
tório, sem autorização, será imediatamente detido», referia o comunicado do MPLA, um dos três movimentos de libertação de Angola (o do presidente Agostinho Neto), frisando que «qualquer resistência à ordem de recolher será severamente punida». 
Onde estavam, onde andavam, o que faziam as as autoridades portuguesas de Luanda? Nomeadamente as militares? Como reagi(r)am a esta posição do MPLA? A história ainda não julgou os responsáveis desta página da história de Portugal em Angola.

Cardoso de Zalala
faria 67 anos  !

O soldado Rui Manuel Miranda Cardoso, da 1ª. CCAV. 8423, a da fazenda de Zalala, festejaria 67 anos a 27 de Maio de 2019, mas faleceu a 29 de Setembro de 2018.
Atirador de Cavalaria, integrou o grupo de combate do alferes Mário Jorge de Sousa e dos furriéis Victor Costa, Baldy Pereira e Évora Soares. Passou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, ao Bairro do Cerco do Porto, freguesia da Campanhã, no Porto - onde residia. Casou em Paredes e separou-se, pai de um filho advogado, fixando-se no Bloco 1 daquele bairro, onde faleceu, vítima de doença. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Mário Almeida


Almeida de Aldeia Viçosa
67 anos em Oleiros !

Mário Mendes de Almeida foi soldado atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e do capitão miliciano José Ma-
nuel Cruz, e festeja 67 anos a 28 de Maio de 2019.
Natural do lugar de Vale de Orvalho, povoação  da freguesia de Estreito, do concelho de Oleiros, lá voltou a 10 de Setembro de 1975, quando terminou a sua comissão militar por terras do norte de Angola. Por lá tem feito a sua vida pessoal e profissional e para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que vai festejar!

Sem comentários:

Enviar um comentário