O capitão José Paulo Falcão, o soldado clarim Armando Silva e o comandante Carlos Almeida e Brito |
O dia 29 de Maio de 1974 foi, finalmente, o da partida da CCS do BCAV. 8423 para Luanda, onde chegou na manhã do dia seguinte, num voo dos Transportes Aéreos Militares (TAM).
A viagem foi estreia aérea para a esma-
gadora maioria dos futuros Cavaleiros do Norte do Quitexe, que saíram do RC4 ao princípio a tarde, em autocarro e num tempo de chuva torrencial - que se pro-
O comandante Almeida e Brito, à esquerda, quando foi oficial adjunto do BCAV. 1917 |
«Procedendo a vinda das subunidades, desembarcaram na RMA o comandante, o oficial adjunto e o oficial de transmissões, a 22 de Maio, após viagem, nos TAM», lê-se no livro «História da Unidade», referindo-se, respec-
tivamente, ao tenente-coronel Carlos Almeida e Brito, ao capitão José Paulo Falcão e ao alferes miliciano José Leonel Hermida.
Após a sua chegada, «finalmente teve o BCAV. 8423 conhecimento do seu local de destino», o Quitexe, identificada como «terra promissora de Angola, capital do café e vila-mártir de 1961». Seria lá (e foi) que o BCAV. se iria estabelecer em Sector, para «dar consecução ao problema de paz que o MFA pretende obter».
Destino final que os «ccs´s» souberam dias depois da chegada, mas ainda em Luanda. Assim como as três companhias operacionais: a 1ª. CCAV. 8423 (para a Fazenda Zalala), a 2ª. CCAV. 8423 (Aldeia Viçosa) e a 3ª. CCAV. 8423 (Fazenda Santa Isabel).
Os alferes milicianos Pedrosa, Ribeiro, Cruz, Garcia e Hermida à porta da messe de oficiais do Quitexe |
Comandante e oficiais
já em Angola !
O comandante Almeida e Brito e o capitão José Paulo Falcão já tinham ido ao Quitexe no dia 27 de Maio, via Negage e em avião da Fora Aérea, tendo sido recebidos pelo BCAÇ. 4211, «que iria ser substituído na ZA pela nossa Unidade» - o BCAV. 8423. Depois de, em Carmona, terem passado pela Zona Militar Norte (ZMN) e Comando do Sector do Uíge (CSU).
Os contactos no Quitexe «foram muito superficiais» para Almeida e Brito, já que, como major de Operações, lá tinha estado em 1968, enquanto «oficial adjunto do BCAV. 1917».
A CCS aterrou no aeroporto internacional de Luanda às primeiras horas da manhã de 30 de Maio de 1974 e, dali, viajou, de imediato, em Berliets militares para o Campo Militar do Grafanil. Ali esteve até 6 de Junho, quando rodou para o Quitexe.
Armando Gomes |
Gomes, do PELREC da CCS,
faria 67 anos. Falecem há 30!
O soldado atirador de Cavalaria Armando Domingues Gomes, da CCS do BCSAV. 8423, faria 67 anos a 1 de Junho de 2019 Faleceu a 3 de Setembro de 1989. Há quase 30. RIP!
Cavaleiro do Norte do PELREC, exerceu também. e voluntariamente, as funções de padeiro de «maneira eficiente e dedicada (...), sem que para tal tivesse conhecimentos profissionais, nunca se poupando a esforços»,, o que lhe valeu louvor do comandante Almeida e Brito, por proposta do capitão António Oliveira, comandante da CCS.
O louvor foi publicado na ordem de serviço nº. 165, acrescentando esta que foi militar muito correcto de trato, disciplinado e bom camarada».
O Gomes regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se em A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras. Faleceu aos 37 anos e hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário