Jorge Custódio Grácio, o Spínola ! |
A lista de mortos no ultramar com o nome de Jorge Custódio Grácio - o Spínola ! Clicar para a ampliar |
O dia 2 de Julho de 1975 está tragicamente assi-
nalado pela morte de Jorge Custódio Grácio, o Spínola, que foi Cava-
leiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da uíjana Fazenda Santa Isabel.
A morte resultou de um acidente de viação, na Estrada do Café, zona da Fazenda Pumbaloge, entre o Quitexe e Carmona, quando seguia na boleia de Sidónio, um em-
preiteiro local e em direcção à cidade. Ao fazer uma curva, a 4L bateu de frente com uma ambulância Land Rover, da Delegação de Saúde do Quitexe e, contra a mão, conduzida por um elemento da FNLA.
O Spínola foi cuspido da 4L e morreu pouco depois - ainda assistido pelo 1º. ca-
bo Coelho (Buraquinho), que o seguia noutra viatura.Também faleceu um guer-
rilheiro da FNLA que ia de boleia com o Sidónio - enquanrto este ficou caído no alcatrão e com a cabeça aberta.
Jorge Custódio Grácio era natural do Casal das Raposas, em Vieira de Leiria, onde o seu corpo foi sepultado, depois de trasladado para Portugal no mesmo avião que transportou a (sua) 3ª. CCAV. 8423. O Spínola, como era conhecido, era atirador de Cavalaria e hoje o recordamos com saudade, lembrando que foi ele o vencedor da Corrida de S. Silvestre disputada no Quitexe, na noite de passagem de ano de 1974 para 1975! RIP!!!
A Fazenda de Zalala |
Gonçalves de Zalala
faleceu há 6 anos !
O 1º. cabo Gonçalves, da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Zalala, também faleceu a 2 de Julho mas de 2013.
Atirador de Cavalaria de especialidade, Manuel da Costa Gonçalves regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fixou-se na Brandoa, freguesia da Amadora, então pertencente ao município de Oeiras. A vida levou-o para o Laranjeiro, no município de Almada, onde faleceu aos 61 anos, nascido a 28 de Maio de 1952 - supomos quer por doença.
Hoje aqui o recordamos, lembrando um dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 que já faleceram depois da nossa jornada africana de Angola. RIP!!!
Barros de Zalala
faleceu há 6 anos!
O soldado cozinheiro Barros, da 1ª. CCAV. 8423, faleceu a 2 de Julho de 2012. Há 7 anos!
Adérito dos Santos Reis Barros foi Ca-
valeiro do Norte da Fazenda Zalala, de Vista Alegre/Ponte do Dange, do Songo e de Carmona, localidades por onde jornadearam os comandados do capitão miliciano Davide Castro Dias, e regres-
sou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se na sua terra natal de Sobreira, lugar da freguesia de Canidelo, no município de Murça - onde faleceu aos (quase) 60 anos, lá nascido a 10 de Outubro de 1952. Recordamo-lo com saudade!
José Aires |
Aires de Zalala, 67 anos
na Baixa da Banheira !
O soldado Aires, da 1ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 2 de Julho de 2018, na Baixa da Banheira.
José Pereira da Costa Aires foi especialista de transmissões dos Cavaleiros do Norte de Zalala - e depois de Vista Alegre, Songo e Carmona - e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se na sua Baixa da Banheira, do município da Moita - onde ao tempo residia. Por lá continua a residir e para lá vai o nosso abraço de parabéns!
José Freire |
Freire de Aldeia Viçosa, 67
anos em Paredes !
O 1º. cabo clarim Freire, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, comemora 67 anos a 2 de Julho de 2019.
José Joaquim Pereira Freire residia no lugar de Venda Nova, freguesia de Louredo, no concelho de Paredes, e lá voltou a 10 de Setembro de 1975 - quando terminou a sua comissão militar em Angola, por terras do Uíge - também Carmona, para além de Aldeia Viçosa. Mora agora em Beiriz, no mesmo município do distrito do Porto, e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Fazenda Santa Isabel |
Jacinto de Santa Isabel, 67
anos em F. de Almeirim !
O soldado Jacinto, condutor auto-rodas da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 67 anos a 2 de Julho de 2019.
Victor Manuel Gouveia Jacinto, de seu nome completo, é natural de Fazendas de Almeirim, no município de Almeirim, voltando lá a 11 de Setembro de 1975 - depois de, por terras ao Uíge angolano, também ter passado pelo Quitexe e por Carmona. Por lá mora e para lá vai o nosso abraço de felicitações!
Sem comentários:
Enviar um comentário