terça-feira, 20 de agosto de 2019

4 787 - A morte, por doença e há 44 anos, do Barreiros de Santa Isabel!

O atirador Manuel José Montez Barreiros faleceu
em Luanda, de doença e há 44 anos, em vésperas
de regressar a Portugal 
3ª. CCAV. 8423

O dia 20 de Agosto de 1975 assinala, tragicamente, a morte de um dos bravos Cavaleiros do Norte que, por Angola jornadearam pelo Uíge: o soldado Barreiros, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel.
Manuel José Montez Barreiros era atirador de Cavalaria e foi vítima de doença, de febre tifóide, quando o BCAV. 8423 já se aquartelava no Batalhão de Intendência de Angola (BIA), no Campo Militar do Grafanil, em vésperas de regressar a Portugal.
Manuel Barreiros em duas
imagens de Angola
O (ex-furriel miliciano) Agostinho Belo, que foi vagomestre da 3ª. CCAV. 8423, lembra-se de, já em Luanda, ter sido chamado ao Hospital Militar para identificar um corpo - que seria o de Manuel Barreiros. 
O Alfredo Coelho (Buraquinho), em tempos, deu-nos nota que o Manuel Barreiros teria falecido em Carmona, podendo, quae seguramente, estar a confundir com o Jorge Custódio Grácio (o Spínola), também da 3ª. CCAV. 8423 e que, na verdade, e vítima de acidente, faleceu a 2 de Julho de 1975, na capital do Uíge.
Um posterior comentário do 1º. cabo  enfermeiro Floro Teixeira, igualmente da 3ª. CCAV. 8423 e em Agosto de 2016, acrescenta outra explicação para a trágica notícia daquela quarta-feira de há 44 anos: «O Barreiros adoeceu já no Grafanil e faleceu no Hospital de Luanda, para onde foi transferido e vitima de febre tifóide». 
«Na enfermaria do Grafanil não havia condições para o tratar», escreveu o Floro Teixeira no nosso post de Agosto de 2016. - AQUI
O casal Soledade e Luís, nora
 e filho de Manuel Barreiros

A saudade do filho
que não o conheceu!

O corpo de Manuel José Montez Barreiros foi trasladado para Portugal, no mesmo avião do regresso da 3ª. CCAV. 8423, a 11 de Setembro de 1975, e está sepultado no cemitério de Aldeia de Além, em Alcanede, a sua terra natal.
O filho Luís não o chegou a conhecer mas hoje, na sua página pessoal de face-
book, faz uma emotiva memória dos 44 anos da morte do pai. Escreveu ele:
«44 anos! Não sei explicar o sentimento, porque verdadeiramente nunca te conheci. Mas sei as vezes que já chorei, as muitas vezes que chorei a tua não presença!... Eu não mereço a tua não presença!».
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Domingos Faria

Faria de Aldeia Viçosa
festeja 67 anos !

O soldado rádio-telegrafista Domingos Maciel de Faria, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 21 de Agosto de 2019.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, e depois de Carmona, re-
gressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana, e fixou-se em Durães, freguesia do município de Barcelos.
Emigrou para a Venezuela, onde supomos que anda est(ar)á, para ele «voando» o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário