Aos 13 dias de Dezembro de 1974, há 45 anos, já os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel estavam no Quitexe e era véspera da saída do pelotão da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, que estava no Destacamento de Luísa Maria. Era o processo de rotação do BCAV. 8423 em marcha, completando «a primeira fase de retracção do dispositivo do subsector», como anota o Livro de Unidade.
O dia, embora 13 e uma sexta-feira
Notícia do Diário de Lisboa de 13/12/1974 |
pelas terras do Uíge onde, ao tempo, se aquartelavam os Cavaleiros do Norte, todos ao longo da Estrada do Café, entre Luanda e Carmona: a CCS e a 3ª. CCAV. 8423 no Quitexe, a 2ª. CCAV. em Aldeia Viçosa e a 1ª. CCAV. em Vista Alegre e Ponte do Dange.
Angola, pelo menos que se registassem na imprensa, não teve incidentes e a vida decorria aparentemente tranquila. Apenas se noticiavam despedimentos na Inforang, empresa de publicidade ligada à CUCA - que pertencia ao Grupo Vinhas, tal qual a Sociedade Central de Cervejas, tudo ligado ao Banco Português do Atlântico e ao Banco Comercial de Angola.
Os cerca de 15 trabalhadores em vias de despedimento na Inforang (depois de «uma primeira tentativa da entidade patronal», como relatava o Diário de Lisboa) eram publicitários, administrativos e contabilistas. A situação «agrava(va) ainda mais a crise de trabalho no sector da publicidade», depois de despedimentos na Leo Burnett, semanas antes.
A Missão do Padre Albino Capela, dos Capuchinhos Menores (e anexos, à esquerda) no Quitexe, em imagem de 24 de Setembro de 2019 |
O tempo de 1974
em que «fazia» Natal
As guarnições dos Cavaleiros do Norte preparavam-se para o seu primeiro (e único) Natal africano, sabendo-se que as senhoras de oficiais e sargentos se esmeravam a preparar os melhores pratos e doces de época. E saíam e chegavam aerogramas e cartas com mensagens natalícias, carreando
Um aerograma (bate-estradas) do Alberto Ferreira, c abo especialista da Força Aérea |
e matando saudades. Acabo de reler algumas e não pude evitar alguma emoção, nomeadamente ao dar com um «bate-estradas» do meu amigo Alberto Ferreira - companheiro de escola e ao tempo cabo especialista da Força Aérea em Luanda, na Base Aérea 9. E falecido, de doença, em 2006. Amigos até ao último dia, de e para sempre.
«Arranjamos aí um programazinho, falo com o Nuno, aparece...», acrescentou o Alberto, desafiando-me.
Não apareci, não pude, a noite e o dia de Natal da CCS e da 3ª. CCAV. 8423 foram vividos no Quitexe - com consoada no refeitório dos praças.
Quaresma, 1º. cabo de Santa Isabel faria 67 anos !
O 1º. cabo Quaresma, apontador de morteiros da 3ª. CCAV. 8423, faria 67 anos a 13 de Dezembro de 2019. Faleceu em 2004.
Manuel Quaresma da Silva foi Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel - e depois do Quitexe e de Carmona - e era natural Cacia, freguesia de Aveiro, aonde, à Rua da Agra, a sua residência de então, regressou no dia 11 de Setembro de 1975.
Infelizmente e vítima de doença cancerosa, faleceu a 6 de Fevereiro de 2004, há já mais de 15 anos, e hoje aqui o recordamos com saudade. RIP!
Sem comentários:
Enviar um comentário