sábado, 21 de dezembro de 2019

4 912 - Amazonas do Quitexe a preparar a Consoada do Natal de 1974!

Amazonas do Quitexe, esposas dos alferes milicianos António Albano Cruz e José Leonel Hermida 
(com o filho de Cruz ao colo, o Ricardo), do capitão António Oliveira (e a filha) e do tenente João
Mora. Foram chefs da Consoada de Natal de 1974!
O Natal de 1974 da CCS e da 3ª. CCAV. 8423 no
Quitexe. O jantar de consoada foi no refeitório dos praças
BCAV. 8423


A esmagadora maioria dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, há  precisamente 45 anos, fazia vésperas para o seu primeiro Natal fora de casa. E logo tão longe, nas terras quentes de África, no chão angolano do Uíge. Andávamos todos inquietos, e ansiosos..., e saudosos, mas não nos faltaram mimos. 
As nossas «mães» desses dias de tantas saudades e emoções, no que à CCS e à 3ª. CCAV. diz respeito - as subunidades aquarteladas no Quitexe -, as nossas mães e verdadeiras chefs de cozinha, a cozinhar as delícias de época, fartas e suculentas ementas e muitos afectos, foram as mulheres dos oficiais - as Amazonas do Norte do BCAV.8423!
Hoje, recordamos as dras. Margarida Cruz e Graciete Hermida - as «mais-que-tudo», respectivamente, dos alferes milicianos António Albano Cruz e José Leonel Hermida -, a esposa e filha do capitão António Oliveira, a esposa do tenente João Mora - que hoje recordamos em imagem fotográfica.
Esmeraram-se, e muito, muito, muito!!!..., é justo dizê-lo. Um grande obrigado para elas, é o que melhor sabe dizer agora, 45 anos depois!
Imagens do Diário de Lisboa

Futebol com empate
entre Benfica e Sporting

O dia 22 de Dezembro de 1974 foi domingo! E domingo de empate (1-1) no Benfica-Sporting, cujo relato por lá ouvíamos em onda média, da antiga Emissora Nacional - a actual RDP -, e 60 000 pessoas a ver ao vivo, no antigo Estádio da Luz, com golos de Móia, pelo Benfica (21 minutos), e Yazalde, do Sporting (49).
Jogaram, pelo Benfica, José Henrique; Barros,  Humberto Coelho, Malta da Silva e Artur; Vitor Martins, Simões e Toni; Victor Baptista, Nené e Moínhos; depois, Móia e Ibraim. O Sporting com Victor Damas; Da Costa, Alhinho, Manaca e Bastos; Baltazar (Paulo Rocha), Wagner e Marinho; Nelson (Chico), Yazalde.
A Kinshasa e no mesmo dia de há 45 anos, chegavam  o brigadeiro Silva Cardoso (comandante militar de Luanda) e Magalhães Metelo (da Comissão de Descolonização), que iam reunir com Holden Roberto, o presidente da UNITA.
Carlos Costa
o Plateias

Plateias de Zalala,
faleceu há 4 anos !

O soldado Carlos Alberto da Costa Santos, da 1ª. CCAV. 8423, faleceu há 4 anos, no dia 22 de Dezembro de 2015.
Cavaleiro do Norte da Fazenda de Zalala e por lá popularizado como Plateias, foi atirador de Cavalaria de especialidade - depois em Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona. Nasceu a 12 de Dezembro de 1952, no lugar de Pisões, da freguesia de Pataias, no município de Alcobaça, e lá regressou a 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana de Angola.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário