O capitão José Paulo Falcão, o clarim Armando Silva e o comandante Carlos Almeida e Brito |
O comandante Almeida e Brito deslocou-se a Vista Alegre no dia 5 de Janeiro de 1975, há 45 anos, onde se aquartelava a 1ª. CCAV. 8423, a dos Cavaleiros do Norte de Zalala.
O objectivo, segundo o livro «História da Unidade» era «a necessidade de estabelecimento de contactos operacionais», razão que, de resto, motivou idênticas deslocações ao Comando de Sector do Uíge (CSU), em Carmona (nos dias 3, 7 e 28 de Janeiro), a Aldeia Viçosa e à 2ª. CCAV. 8423 (a 23) e ao BC 12, também em Carmona (a 18), «estando em muitos desses contactos igualmente presente o oficial adjunto do BCAV. 8423» - o capitão José Paulo Falcão.
As negociações para a independência de Angola polarizavam, ao tempo, «todas as atenções», numa altura em que, segundo se sabia pelo «HdU», «parecia, pela primeira vez, ter-se conseguido uma comunhão de interesses de todos os movimentos».
Fazia-se História. E isto, recordemos, já depois de Cimeira de Mombaça, entre o MPLA, a FNLA e a UNITA, e imediatamente antes da do algarvio Alvor, em Portugal - esta com as autoridades portuguesas.
O condutor Joaquim Celestino, o 1º. cabo Miguel Teixeira e o furriel Nelson Rocha |
Almoço de Reis e
o condutor Celestino
O 1º. cabo Alfredo Coelho, o Buraquinho, está a organizar um almoço de Reis, entre antigos combatentes da CCS do BCAV. 8423 - nomeadamente os que moram no Grande Porto e norte do país.
«Era para ter sido na altura de Natal mas as agendas de vários companheiros não permitiram que tal acontecesse, pelo que avançamos agora, «empurrados» pelo alferes António Cruz», disse o Buraquinho, adiantando que está marcado para o dia 18 de Janeiro, em Custóias e pelas 12,30 horas.
Os interessados podem, e devem, contactá-lo, pelo telefone 933726335.
Há notícias, entretanto, do condutor Joaquim Celestino, que há 3 meses está internado no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, devido a complicações de saúde. Continua internado, mas já saiu dos cuidados intensivos, o que significa estar a melhorar. Que é o que desejamos! Grande abraço!
Furriel Luís Ribeiro Capitão |
Furriel Luís Capitão
faleceu há 10 anos!
O furriel miliciano Luís Ribeiro Capitão, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, faleceu há 10 anos, vítima de doença.
Atirador de Cavalaria, foi louvado em Ordem de Serviço nº. 164, do BCAV. 8423, que destaca o «alto espírito de querer e inabalável vontade de cumprir», para além do «bom trato social, altamente disciplinado e exigente disciplinador» e que se «mostrou sempre como exemplo de camaradas e subordinados».
O louvor destaca também a sua colaboração na secretaria da 3ª. CCAV., função em que «confirmou em pleno toda a confiança já nele depositada, sendo incansável no trabalho, mesmo nas situações mais delicadas e difíceis que a companhia viveu». Salienta igualmente o facto de «sempre se oferecer, voluntariamente, para qualquer missão, por mais espinhosa que se apresentasse, merecendo, por tal, ver reconhecida a sua actuação»
Natural da Mata Norte, em Caxarias, freguesia de Urqueira, em (Vila Nova de) Ourém, onde nasceu a 9 de Janeiro de 1952, foi maquinista da CP e aqui o recordamos, com saudade. Foi um excelente companheiro de armas. RIP!!
Sem comentários:
Enviar um comentário