sábado, 8 de fevereiro de 2020

4 960 - Espectáculo para soldados e passeios às Quedas do Duque de Bragança




Os furriéis milicianos Carlos Letras e António Chitas,da 2ª. CCAV. 8423, numa das viagens
 turísticas às quedas do Duque de Bragança
O furriel José Pires, TRMS da CCS do BCAV. 8423,
e a grandiosidade das Quedas do Duque de Bragança

O Movimento das Forças Armadas (MFA) organizou «um espectáculo de soldados para soldados», a 8 de Fevereiro de 1975 e na cidade de Carmona. 
A iniciativa realizou-se nesse sábado à noite e «causou impacto positivo no estado psicológico das tropas», como sublinha o livro «História da Unidade» - se bem que pouca ideia tenhamos dele, assim como companheiros que sobre ele falámos. 
A actividade incluiu-se nas que, da responsabilidade do oficial de acção psicológica, se vinham efectuando desde os finais de Janeiro e já tinham envolvido o espectáculo do dia 21, também em Carmona e no pavilhão gimnodesportivo do Clube Recreativo do Uíge (CRU) - para além de jogos de futebol e passeios turísticos às Quedas do Duque de Bragança, Malanje, Cacuso e Salazar. E até um jornal de parede.
As mudanças no modelo de actuação deviam-se, segundo o livro «HdU», à «saída do oficial de acção psicológica do BCAV. , por motivos disciplinares e a sua substituição», o que «fez melhorar os trabalhos inerentes àquela função». Falamos dos alferes miliciano José Leonel Hermida (Transmissões), substituído pelo também alferes miliciano António Manuel Garcia (de Operações Especiais, os Rangers).
O dia, no Quitexe, foi tempo para um comício do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde), «em colaboração com a FNLA»
O livro «HdU» tem este breve registo, apenas, e dele também não temos alguma memória. É até estranho, de alguma maneira, a realização de tal comício, apoiado pela FNLA, já que o PAIGC tinha relações próximas com o MPLA - do qual era politicamente mais cúmplice.
Furriel mil. João
Domingos Peixoto
Albino Pires
1º. cabo

Cavaleiros do Norte 
em dias de 68 anos!

O dia 7 de Fevereiro de 2010 foi tempo dos 68ºs. aniversários de dois Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
Actualizamos a lista ontem iniciada e aqui noticiada:
- PEIXOTO: Furriel miliciano João Domingos Faria Taveira de Peixoto, que esteve adido à CCS, no Quitexe, em trânsito. Há de Carmona, rodou para Cabinda. Profissionalmente, foi professor do ensino secundário e, já aposentado, mora em Braga, a sua terra natal.
- PIRES: Albino Jorge de Oliveira Pires, 1º. cabo sapador da CCS. Natural de Folsosinho, em Seia (Serra da Estrela), está emigrado nos Estados Unidos onde, já aposentado, gere «a propriedade de uma jornalista milionária» e de onde e a Portugal vem duas vezes por ano.
Furriel João
Baldy Pereira
Manuel Qua-
resma, 1º. cabo

Cavaleiros do Norte
falecidos a 7 de Fevereiro

O dia 7 de Fevereiro, infelizmente, tem a ver com o falecimento, em anos diferentes, de três Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
- BALDY: João Manel Baldy Belém Pereira, furriel miliciano da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Faria 68
M. Nunes,
o Amarante
anos mas faleceu de doença cancerosa a 26 de Novembro de 2017. Foi delegado de propaganda médica, residia na Amadora e a morte «levou-o» 5 meses depois de ter sido diagnosticada a doença.
- QUARESMA: Manuel Quaresma da Silva, 1º. cabo apontador de morteiros da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Faleceu neste dia de 2004, também de doença cancerosa. Nasceu a 13 de Dezembro de 1952 e vivia em Cacia, no município de Aveiro. 
- NUNES: Manuel Augusto Gomes, o Amarante, sapador de infantaria e Cavaleiro do Norte da CCS, faria 68 anos, mas, de doença, faleceu a 24 de Maio de 2000 - há quase 20 anos. Morava em Telões, município de Amarante, daí ser popularmente conhecido por Amarante.
RIP!!! RIP!!! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário