sábado, 29 de fevereiro de 2020

4 981 - O bissexto dia 29 de Fevereiro que não houve no Quitexe de 1975

Cavaleiros do Norte do PELREC da CCS. De pé. o 1º. cabo Florindo (enfermeiro), Caixarias, 1º. cabo Pin-
to, Marcos, Florêncio, os já falecidos 1º. cabo Soares, soldados Neves e Messejana e 1º. cabo Almeida.
Em baixo, furriel Neto, Madaleno, Aurélio (Barbeiro), 1ºs. cabos Hipólito e Oliveira (transmissões), Leal
(já falecido), Francisco, furriel Viegas e 1º. cabo Vicente (já falecido). Todos, há 45 anos, preparados
para rodar do Quitexe para Carmona
Condutores da CCS: Manuel Alves, José Gomes, Manuel 
Brites, António Gonçalves e Vicente Alves. Em baixo, 
Miguel Ferreira, 1º. cabo João Monteiro (Gasolinas)
 e Delfim Serra

O ano de 1975, já lá vão 45!!!..., não foi bissexto, não teve, pois, o dia 29 de Fevereiro. Como hoje. Foi um dia a menos no nosso caminho para Carmona, depois para Luanda e para Portugal e os nossos chãos natalícios. Seria um sábado, que no caso foi 1 de Março desse ano, véspera da rotação para o BC12, unidade militar de Carmona, que ia ser extinta.
Um dia, pois e como se imagina, vivido com particular emoção pelos Cavaleiro do Norte da CCS, que faziam malas para o seu adeus á vila quitexana do norte de Angola.
A memória não falhará se aqui recordarmos a última tarde/noite do saudoso Quitexe, ja de malas feitas e em procissão pelos locais de culto da vila: o Pacheco, o Topete, o Rocha..., restaurantes e bares, um passagem pela Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe, talvez a  última ida à caixa postal 12 dos Correios (era um saábado), o adeus a uma terra que foi chão de 9 meses da nossa jornada africana de Angola!
A Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe, no dia
da visita do furriel Viegas, a 24 de Setembro de 2019

A morte do Santos,
apontador de morteiros
de Zalala!

A data, dia 29 de Fevereiro de 37 anos depois, já em 2012, está associada ao falecimento do 1º. cabo Manuel Gonçalves dos Santos,  Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala.
Manuel Gonçalves dos 
Santos, 1º. cabo apontador 
 de morteiros de Zalala
Apontador de morteiros de especialidade militar, foi vítima de um acidente, em dia indeterminado, quando a 1ª. CCAV. 84232 estava aquartelada em Vista Alegre/Ponte do Dange.
Um grupo saiu para caça e a viatura em que seguia o 1º. cabo Santos capotou, tendo ficado debaixo dela, levando tempo até que fosse retirado, pelos serviços de socorro e devido ao difícil posicionamento. Acabou evacuado para Lisboa e, já civil, fixou-se em Ega, do município de Condeixa-a-Nova, e era o associado nº. 6967 da Associação de Deficientes das Forças Armadas, o que permite concluir que terá regressado com mazelas físicas. 
Vítima de doença, faleceu na sua terra natal (Ega) a 29 de Fevereiro de 2012, há precisamente 8 anos, e hoje o recordamos com saudade. RIP!

Sem comentários:

Enviar um comentário