domingo, 5 de abril de 2020

5 017 - Presidentes africanos a conversar sobre o problema de Angola!

Carmona, a actual cidade do Uíge, no dia 25 de Setembro de 2019: a rua que, frente ao Pinguim, na Rua
 do Comércio, vai para o largo do Cinema Moreno e da Rádio Clube do Uíge

Carmona, a 25 de Setembro de 2019:
prédios por acabar de construir, no
dentro da cidade e desde o tempo
colonial. Há 45 anos!
 Pinto, Soares e Barbeiro,
Cavaleiros do Norte da 2ª.
CCAV., a de Aldeia Viçosa

Sábado, dia 5 de Abril de 1975. 
Os presidentes do Zaire (Mobutu Sese Seko), da Tanzânia (Julius Nieyrere) e Keneth Kaunda (Zâmbia) tinham reunião marcada para, entre eles, observar os apoios que cada qual dava aos três movimentos de libertação de Angola, procurando «chegar a acordo quanto ao apoio a conceder ao movimento que ganhe as eleições  de Outubro, antes da independência», fosse ele qual fosse.
O MPLA de Agostinho Neto tinha «forte apoio» da Zâmbia e da Tanzânia e a FNLA de Holden Roberto «principalmente do Zaire». A UNITA, por sua vez, tinha pouco tempo antes sido reconhecida (pela OUA) como movimento de libertação e o presidente Jonas Malheiro Savimbi «avistou-se com os presidente Nyerere e Kaunda, durante as duas últimas semanas, afim de procurar apoio para o seu movimento».
Angola, nesse sábado de há 45 anos, expectava sobre os resultados da cimeira dos três presidentes africanos, que também iam analisar «as desavenças entre os movimentos de libertação, que ameaçam transformar o processo de descolonização numa guerra civil».
O furriel Viegas, à esquerda, de férias em
Luanda e com o civil Albano Resende

As férias luandinas de dois

furriéis Cavaleiros do Norte

O mesmo dia de há 45 anos continuava a ser de férias luandinas dos furriéis Cruz e Viegas, ambos da CCS, com almoço marcado para a ilha, com um amigo civil, o Albano Resende. 
«Ao meio dia apanho-nos na Portugália», tínhamos dito ele. 
Assim foi, seguindo os três para a ilha, onde matámos a fome do meio dia com camarões de entrada e uns bons bifes, regados com vinho verde Aveleda. Ou 3 Marias, já não sei. Mas fresquinho, a borbulhar nas gargantas, secas pelo calor de Angola.
Notícia do dia, na imprensa diária de Luanda - e «coisa», de resto, que já nós bem conhecíamos de Carmona - era a da ocupação, pela FNLA, da «maioria dos antigos campos militares portugueses do norte de Angola».
O de N´Kiende, por exemplo, muito perto da fronteira com o Zaire (de Mobutu) e de S. Salvador do Congo, «converteu-se num importante centro de treino para os recrutas da FNLA» e onde, sublinhava a imprensa, «2000 soldados recebem instrução militar de base durante três meses e um treino especial de «comandos« de 60 dias».
Padre José S. Pires
O capelão José Sanches Pires,
no Quitexe. À direita, José Oli-
vira (César), do BCAV.1967

Capelão José Pires, 83
anos em Castelo Branco!

O padre José Sanches Pires foi capelão militar no Quitexe, com a patente de alferes, e festeja 83 anos a 5 de Abril de 2020.
Natural de Fóios, no Sabugal, onde nasceu a 5 de Abril de 1937, integrava o BCAV. 1917, que pelo Uíge jornadeou entre 1967 e 1969.
Frequentou o Seminário Menor Redentorista de Cristo Rei, em Vila Nova de Gaia, durante 6 anos, e, em 1955, partiu para a Espanha, onde fez o noviciado e concluiu o Seminário Maior. Foi ordenado sacerdote em Valladolid, no dia 9 de Setembro de 1962. Um ano depois, regressou a Portugal e integrou-se nas Comunidades Redentoristas de Guimarães e Porto. Fez a comissão de capelania militar em Angola e, depois, a sua vida sacerdotal foi dedicada (como Missionário Redentorista), à evangelização itinerante em diversas Dioceses de Portugal.
Reside em Castelo Branco há 51 anos e ali fundou, em 1979, o Centro Social dos Padres Redentoristas. Para lá vai o nosso abraço de parabéns.

Casal da Fonseca, Caçador
da 3879, 70 anos em Leiria
A. Casal em
versão 2020

Casal da Fonseca, Caçador 
da 3879, 70 anos em Leiria !

O 1º. cabo Casal, rádio-telegrafista da CCS do BCAÇ. 3879, um dos Batalhões que antecederam os Cavaleiros do Norte no Quitexe, festeja hoje 70 anos. Hoje, dia 5 de Abril de 2020!
António Casal da Fonseca, dele se trata, teve um irmão anteriormente em Zalala (alferes miliciano) e é tio do cantor David Fonseca. De quando em vez colabora com o blogue dos Cavaleiros do Norte, é aposentado da banca e ligado à cultura coral na sua natal terra de Marrazes, em Leiria, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
- «Os amigos para sempre que se fizeram no Quitexe» - crónica de Casal da Fonseca. Ver AQUI
Justino Azevedo

Azevedo de Zalala, 68
anos em Vila do Conde!

O soldado Justino da Silva Azevedo, Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 5 de Abril de 2020.
Mecânico-auto de especialidade, jornadeou pela Fazenda de Zalala, Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se em Farilhe, freguesia de Canidelo, em Vila do Conde.
É lá que é proprietário e gerente de uma oficina de reparação de automóveis e é para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário