sábado, 2 de maio de 2020

5 045 - Encontros da CCS e da 1ª. CCAV. 8423 adiados para... Setembro de 2020!

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 no encontro de Rans, em Penafiel, a 1 de Junho de 2019
O capitão Castro Dias, comandante da 1ª. C CAV, 8423, de
 azul e ladeado pelos furriéis Manuel Pinto, Victor Velez,
João Dias e José Louro, à esquerda, Plácido Queirós,
Victor Costa e Mota Viana no encontro de 2016

Os encontros anuais dos Cavaleiros do  Norte da CCS e da 1ª. CCAV. 8423 foram adiados, devido aos condicionamentos impostos pelo COVID-19.
O encontro da CCS, companhia do Quitexe e com a chancela organizativa do furriel Manuel Machado, estava previsto para Braga e a 6 de Junho. O dos companheiros de Zalala, organizado pelo furriel miliciano João Dias, seria a 30 de Maio e em Fátima.
Setembro é o mês do regresso dos Cavaleiros do Norte a Portugal e, por isso mesmo, a data mais coincidente com as memórias históricas da nossa jornada africana do Uíge nortenho de Angola. Era (é), de resto, o habitual mês de convívio da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa.
A CCS prevê que a sua confraternização seja no dia 12, mas em altura própria será decidido e comunicado aos participantes - depois de avaliados os (não) riscos de organização. 
Aqui daremos notícia, logo que oportuno.
O RC4 em imagem aérea recente

A Instrução Altamente Operacional
 (IAO) e o primeiro 1º. de Maio !

O IAO (Instrução Altamente Operacional) do BCAV. 8423 foi decidido a 2 de Maio de 1974, para a mítica Mata do Soares e a partir do Destacamento do RC4, no Campo Militar de Santa Margarida.
A véspera tinha sido tempo do primeiro 1º. de Maio pós-revolução de 25 de Abril, mas os futuros Cavaleiros do Norte a isso estavam alheios, em termos de participação, mas não indiferentes. 
«O 1º. de Maio da libertação ! Festa da fraternidade do povo português» era como o Diário de Lisboa titulava, na primeira página, «a onda de alegria que ontem varreu o país inteiro», que, sublinhava, «só pode ter paralelo nas manifestações que assinalaram, no fim da guerra, a libertação dos povos ocupados pelo domínio nazi-fascista».

Victor Velez

Velez, furriel de Zalala,
mobilizado há 45 anos!

O furriel miliciano Victor Manuel da Conceição Gregório Velez foi mobilizado para Angola e para o BCAV. 8423 a 2 de Maio de 1974. Há 46 anos!
Atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala - e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona -  estava, ao tempo, na Escola Prática de Cavalaria (EPC), em Santarém, e então «nomeado para servir no ultramar».
O Velez viria a integrar o 3º. Grupo de Combate de Zalala, comandado pelo alferes miliciano Pedro Rosa - com os também milicianos furriéis João Aldeagas e Manuel Pinto - e aposentado, reside em Lisboa. 


Cardoso de Santa Isabel, 
1º. cabo, 68 anos na Moita !

O 1º. cabo António Manuel da Costa Cardoso, da 3ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 2 de Maio de 2020.
Atirador de Cavalaria, foi Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, no Quitexe e na cidade de Carmona (no BC12).
 Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975 e fixou-se no Carvalhinho, freguesia da Moita do Ribatejo, concelho da Moita. Mora agora na Moita e para lá vai o nosso abraço de parabéns! 

1 comentário:

  1. Ola, Acho que conheci no Brasil um dos soldados do BCAV 8423, Joaquim José do Nascimento Catuna Santos. pode ser isso?

    ResponderEliminar