terça-feira, 2 de junho de 2020

5 075 - Cavaleiros do Norte em convívios que a memória do tempo não esquece...

Cavaleiros do Norte do PELREC  da CCS do BCAV. 8423 no encontro de 1 de Junho de 1996, no Barracão do
Pombal: o soldado Francisco Madaleno, os furriéis José Monteiro, Viegas e Francisco Neto, o soldado
Raúl Caixarias, e os 1ºs. cabos João Pinto e José Cordeiro
A ementa dos zalala´s
a 1 de Junho de 2020
As Portas de Zalala

Os Cavaleiros do Norte da 1º. CCAV. 8423, o núcleo «duro» da zona norte, reuniu-se ontem para assinalar, com uma farta almoçarada, os 46 anos da partida para Angola.
O comandante Davide Castro Dias não faltou, era capitão miliciano e definitivamente assentou praça como comensal destes gostos gastronómicos que levedam saudades e acrescentam emoções aos dias que passam da jornada africana do Uíge angolano.
Juntaram-se-lhe três furriéis milicianos: o Pinto das Operações Especiais (Rangeres) e os atiradores de Cavalaria Mota Viana e Plácido Queirós. Mais o 1º. cabo Carlos Carvalho (enfermeiro) e os soldados António Lopes, o Agra (condutor) e os atiradores de Cavalaria Horácio Carneiro e João Silva.
Um octeto de luxo, na almoçarada do Assador Típico, na cidade do Porto!
Há 46 anos, hoje se fazem, desembarcaram em Luanda e em Berliets militares viajaram até ao Campo Militar do Grafanil, onde os esperavam os já «maduros» combatentes da CCS, lá chegados dois dias antes.
Os «zalalas» de Castro Dias por lá estiveram até 7 de Junho quando, Estrada do Café fora, galgaram os mais de 250 quilómetros que os separaram da desconhecida Zalala, «acamando» na Fazenda Maria João da mítica Zalala - a «mais rude escola de guerra».
Ainda jornadearam por Vista Alegre e Ponte do Dange (a partir de 21 de Novembro de 1974) e depois no Songo (a partir de 24 de Abril de 1975) e finalmente Carmona, onde chegaram a 6 de Junho - já na parte final dos sangrentos combates da capital uíjana.
A ementa de há 24 anos

Encontro de Cavaleiros
no Barracão de Pombal

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 estiveram reunidos a 1 de Junho de 1996, há 24 anos.... no restaurante S. Francisco, no Barracão, próximo de Pombal.
Um convívio, o último em termos de Batalhão, que reuniu cerca (ou mais) de 400 pessoas. O primeiro tinha sido no ano anterior, em Águeda - na Estalagem da Pateira.
Só por curiosidade, recordemos que a ementa evolveu sopa de legumes, arroz de peixe e lombo de poro assado, com sobremesa de doces, fruta da época e café. As entradas foram generosas e fartas: morcela e chouriço assado, pasteis de bacalhau, rissóis de peixe e croquetes. Tudo acompanhado por vinho maduro tinto e branco, vinho verde, espumante bruto, refrigerantes e, vá lá..., também água. Também aguardentes, brandys e whiskys.
O alferes Garcia e o
soldado Gomes

Gomes do PELREC
faria hoje 68 anos !

O soldado Armando Domingues Gomes, atirador de Cavalaria da CCS do BCAV. 8423, faria 68 aos a 3 de Junho de 2010. Faleceu a 3 de Setembro de 1989.
Cavaleiro do Norte do PELREC, foi louvado pela «maneira eficiente e dedicada como voluntariamente exerceu as funções de padeiro, sem que para tal tivesse conhecimentos profissionais, nunca olhando a esforços, embora por vezes lhe fosse pedido trabalho que se pode considerar extenuante».
O louvor foi publicado na Ordem de Serviço nº. 165 e sublinha também que foi «militar muito correcto no trato, disciplinado e bom camarada».
Armando Gomes regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se na sua natal Á-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, onde faleceu a 3 de Setembro de 1989. Hoje o recordamos com saudade! RIP!!! 


Sem comentários:

Enviar um comentário