domingo, 21 de junho de 2020

5 094 - Velho da «quartel» Aldeia capturado e... libertado !

A Missão do Quitexe, mesmo ao lado da Igreja de Santa Maria de Deus, onde estava o padre Albino Capela
 e a Irmã Maria Augusta - sua irmã de sangue e religiosa da  
Congregação da Obra da Imaculada
Conceição e Santo António. 
Imagem de 24 de Setembro de 2019
O furriel Viegas junto à Igreja de Santa Maria de Deus
do Quitexe, ao lado a Missão do Padre Capela. Imagem
de 24 de Setembro de 2019

Aos dias 21 de Junho de 1974, pelas terras uíjanas de Angola, os Cavaleiros do Norte do BCABV. 8423 iam no segundo dia da Operação «Castiço DIH» - a sua debutância operacional da jornada africana.
A primeira noite foi vivida com a natural ansiedade e cuidados destas circunstâncias, sem medos, é verdade, mas com a prudência que se exigia. No decorrer da operação e na acção «Colibri 310», «foi capturado um velho do «quartel» Aldeia, o qual, depois de interrogado, porque manifestou o desejo de voltar à mata, foi posto em liberdade».
O livro «História da Unidade», do BCAV. 8423 e de que nos socorremos, explica que foi posto em liberdade «de acordo com o panorama de aproximação pretendido e com vista a constituir exemplo de que as NT procuram uma solução diferente da anterior para o caso de Angola».
Foi um grupo do PELREC, comandado pelo furriel Viegas, que o foi «levar» à picada que, saindo do Quitexe e passando pelo cemitério,  seguia para a Fazenda Luísa Maria e Camabatela.
Irmã Maria Augusta
com o Ricardo, filho
do alferes Cruz
Família Cruz com a Irmã Maria Augusta

Irmã Maria Augusta
faleceu há 13 anos! 

A Irmã Maria Augusta Vieira Martins, irmã de sangue do padre Albino Capela, missionário no Quitexe, faleceu a 21 de Junho de 2006, há 14 anos.
religiosa da Congregação da Obra da Imaculada Conceição e Santo António, missionou no Quitexe e em Angola continuou, depois da independência, até pouco antes do falecimento, em Lisboa, para onde se deslocou em tratamento de doença cancerosa - aos 73 anos.
A Irmã Maria Augusta era a mais velha de 9 irmãos da Carvalheira, freguesia do município de Terras do Bouro. Iniciou a sua vocação de religiosa na Congregação da Obra de Santa Zita, passando para a da Imaculada Conceição e Santo António.
Colaborou activamente com os Cavaleiros do Norte, durante a sua missão no Quitexe, e hoje a recordamos com saudade! RIP!!!
São Morais a 21
de Junho de 2020
São Morais 
em 1974


São Morais, do Quitexe,
62 anos em Águeda! 

Antónia da Conceição Corga Morais, a São Morais do Quitexe, festeja 62 anos a 22 de Junho de 2020, em Valongo do Vouga (Águeda).
Esteve ligada ao sector de restauração e ultimamente ao voluntariado social, tendo colaborado com Os Pioneiros, lar de uma IPSS de Águeda, no qual, no princípio da pandemia COVID-19, integrou uma equipa que, em duas semanas seguidas e em regime continuado de isolamento (sem sair da instituição), apoiou os utentes ali internados.
«Estivemos todos empenhados em fazer o melhor. A missão foi cumprida», comentou São Morais, no final do confinamento em regime de voluntariado e afirmando que «tenho muito orgulho em todos vós» - os seus companheiros desta jornada de solidariedade.
Casada e do «nó» ganhando o apelido Ribeiro Teixeira, foi avó há pouco mais de um ano. Para ela, vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário