Forças Mistas da 1ª. Companhia, a que há 45 anos se formava em Carmona, no BC12 e com os Cavaleiros do Norte, para o futuro Exército Nacional de Angola |
A rotação do BCAV. 8423 para Luanda, o que, na prática, significava o abandono final da soberania militar portuguesa em terras uíjanas, foi oficialmente comunicado à FNLA no dia 30 de Julho de 1975. Há 45 anos!
FNLA e o seu Exército de Libertação Nacional de Angola (ELNA), que era, após os graves incidentes da primeira semana de Junho de 1975, a «senhora do Uíge», depois de militarmente ter derrotado as Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (as FAPLA´s do MPLA).
Ao tempo, não esqueçamos, estava em desenvolvimento o projecto de constituição do Exército Nacional de Angola, a partir das Forças Militares Mistas - cuja 1ª. Companhia se formava em Carmona, integrando elementos da FNLA e da UNITA - este movimento com pouquíssima representação no Uíge e o MPLA completamente fora desta ideia formadora, depois de ter sido militarmente expulso da região, após dos combates da primeira semana de Junho.
Como hoje se sabe, tal projecto não foi por diante.
Alguns PELREC´s. De pé, o 1º cabo Almeida e Messejana (já falecido), Neves, 1º. cabo Soares e Florêncio. Em baixo, 1º cabo Vicente (falecido), furriel Viegas e Francisco |
Assaltos a moradias
da cidade de Carmona
Expectantes, ao tempo e quanto ao seu futuro próximo, os Cavaleiros do Norte riscavam os dias do calendário e mantinham a sua postura de total empenhamento na defesa da segurança de pessoas e bens. A todo o custo. Com garbo e coragem! Sem medos, noite e dia e sem descansos!
Foi por estes dias que, chamado a intervir num assalto a residências das imediações do Cinema Moreno e do Rádio Clube do Uíge, o PELREC se altercou com homens da FNLA (a assaltar e roubar o recheio das habitações de brancos europeus), tendo estes chegado a apontar bazucas aos jovens mas destemidos Cavaleiros do Norte, ameaçando-os de morte.
O bom-senso, a serenidade e a coragem (por que não dizê-lo?...) dos jovens militares portugueses evitaram o pior, numa situação bem fragilizante para os civis que tanto odiavam as NT. E não se escondia de o dizer publicamente.
António Simões |
Simões do Parque-Auto, 68
anos em Figueiró dos Vinhos!
O mecânico-auto António da Conceição Simões, da CCS dos Cavaleiros do Norte, festeja 68 anos a 31 de Julho de 2018.
Natural de Figueiró dos Vinhos, integrou o pelotão do Parque-Auto, comandado pelo alferes miliciano António Albano Cruz, e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, a Vale dos Rios, lugar da freguesia e concelho de Figueiró dos Vinhos. Fez carreira profissional na GNR e, agora já aposentado, continua a viver na sua terra natal!
Parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário