quinta-feira, 20 de agosto de 2020

5 156 - As três baixas do BCAV. 9423: duas por doença, uma de acdente!

O soldado Manuel José Montez Barreiros, da 3ª. CCAV. 8423, faleceu a 20
 de Agosto de 1975, no Hospital Militar de Luanda, vítima da febre tifóide


O soldado Manuel José Montez Barreiros, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, faleceu em Angola no dia 20 de Agosto de 1975, vítima de doença.
Atirador de Cavalaria da Fazenda Santa Isabel, no norte uíjano de Angola, jornadeou depois pelo Quitexe e cidade de Carmona e foi vítima de febre tifóide, quando o BCAV. 8423 já se aquartelava no Batalhão de Intendência de Angola (BIA), no Campo Militar do Grafanil, em vésperas de regressar a Portugal.
Agostinho Belo, furriel 
Manuel Barreiros
miliciano vagomestre dos 
Cavaleiros do Norte de Santa Isabel, lembra-se de, já em Luanda, ter ido ao Hospital Militar para identificar um corpo - que seria o de Manuel Barreiros. 
O 1º. cabo  enfermeiro Floro Gomes Teixeira, igualmente da 3ª. CCAV. 8423, foi mais preciso e explicou-nos que «o Barreiros adoeceu já no Grafanil e faleceu no Hospital de Luanda, para onde foi transferido e vitima de febre tifóide». 
«Na enfermaria do Grafanil não havia condições para o tratar», escreveu o Floro Teixeira no nosso post de Agosto de 2016- AQUI
Também de doença, mas a 21 de Setembro de 1974, tinha falecido Joaquim Manuel Duarte Henriques, soldado da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Está sepultado em Odivelas. De acidente de viação, faleceu, a 2 de Julho de 1975, o soldado Jorge Custódio Grácio, o Spínola, atirador da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Está sepultado em Vieira de Leiria.
Foram as únicas baixas dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. RIP!!!

O casal Soledade e Luís, nora
 e filho de Manuel Barreiros
A saudade do filho
que não o conheceu!

O corpo de Manuel José Montez Barreiros foi trasladado para Portugal, no mesmo avião do regresso da 3ª. CCAV. 8423, a 11 de Setembro de 1975, e está sepultado no cemitério de Aldeia de Além, em Alcanede, a sua terra natal.
O filho Luís não o chegou a conhecer mas na sua página pessoal de facebook, há um anos, fez uma emotiva memória dos 44 (agora 45) anos da morte do pai. Escreveu ele: «44 anos! Não sei explicar o sentimento, porque verdadeiramente nunca te conheci. Mas sei as vezes que já chorei, as muitas vezes que chorei a tua não presença!... Eu não mereço a tua não presença!».
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!
Domingos Faria

Faria de Aldeia Viçosa
comemora 68 anos !

O soldado Domingos Maciel de Faria, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 21 de Agosto de 2020.
Rádio-telegrafista e Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, e depois de Carmona, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se em Durães, freguesia do município de Barcelos.
Emigrou para a Venezuela, onde supomos que anda est(ar)á, para ele «voando» o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário