segunda-feira, 28 de setembro de 2020

5 188 - Os Cavaleiros do Norte, há 45 anos, a adaptarem-se ao Portugal novo!


Desalojados no aeroporto de Luanda, há 45 
anos (foto da net), à espera de avião para Lisboa.
O alferes miliciano Lains dos Santos ladeado pelos já fa-
lecidos furriéis milicianos Jorge Barata (a 11 de Outu-
bro de 1997) e Américo Rodrigues (f. a 30 de Agosto de 
2018), ambos vítimas de doença) - os três da 1ª. CCAV.
 8423, a da Fazenda Zalala

A 28 de Setembro de 1975, com os Cavaleiros do Norte já há mais e duas semanas em Portugal, cumprida a sua jornada africana do Uíge angolano, realizaram-se manifestações da Frente de Unidade Revolucionária (FUR) em Lisboa, Viana do Castelo, Vila Real, Aveiro, Évora, Beja e Faro, «contra o fascismo e a social-democracia (...), a exigir o Poder Popular e repudiar o avanço da social-democracia e da direita».
Era este o país que os Cavaleiros do Norte, então debutantes na democracia que levedava de norte a sul, por esse tempo aprendiam a conhecer!
Por Angola, o aeroporto de Luanda continuava congestionado, cheio de (próximos) desalojados. Nós mesmos, semanas antes, por lá procurando familiares e amigos, tínhamos visto as condições desfavoráveis em que aguardavam a viagem para Lisboa, ou Porto. E a Luanda começavam a chegar deslocados de Nova Lisboa, Sá da Bandeira e Moçâmedes, Lobito, Benguela Pereira d´Eça, Novo Redondo  e outras localidades - alguns até lá viajando de barco. Curiosamente, na documentação que agora consultámos, raramente aparecem referência a desalojados do norte. Do «nosso» Uíge, de Carmona, do Quitexe, de Aldeia Viçosa, de Vista Alegre, do Songo e do Negage. Por onde e como andaria aquela nossa boa gente?!
José Lino


Lino, furriel de Santa
Isabel, 68 anos no Fundão!

O furriel miliciano José Rodrigues Lino, da 3ª. CCAV. 8423, a da uíjana Fazenda Santa Isabel, festeja 68 anos no dia 29 de Setembro de 2020.
Mecânico-auto de especialidade e nessa qualidade louvado pelo Comando do BCAV. 8423, por proposta do capitão José Paulo Fernandes, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, fixando-se na sua natal cidade do Fundão. Por lá fez (e faz) vida profissional, trabalhando nas áreas industriais das madeiras e da camionagem, e também depois de algumas experiências em Espanha.
Sem  nunca lhe faltar dinamismo e entusiasmo, organizou vários encontros dos Cavaleiros do Norte de Santa Isabel. Por exemplo, o de 2019. Parabéns!

Graciano Queijo e festa de anos no 
Lar Padre Tobias, em Samora Correia

Graciano, clarim da CCS,
faria 66 anos !

O soldado clarim Graciano da Purificação Queijo, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, faria hoje 68 anos, dia 28 de Setembro de 2020. Faleceu em 2013.
Natural de Vilarelhos, em Alfândega da Fé, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, após a sua missão angolana - onde também serviu como ajudante de cozinheiro - e teve uma vida algo errante, certamente nómada, até que, já bastante doente e debilitado, foi acolhido no lar da Fundação Padre Tobias, em Samora Correia. Foi lá que, rodeado de todos os cuidados e afectos, viveu os seus últimos dias e faleceu a 30 de Outubro de 2013 - aos 61 anos.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário