segunda-feira, 30 de novembro de 2020

5 263 - A desactivação dos GE´s do Quitexe, Aldeia Viçosa e Vsta Alegre !

Furriéis milicianos Neto e Viegas, respon-
sáveis, com o furriel Miguel Santos
(paraquedista),  
pelos GE´s 217 e 223 

Furriéis Viegas e Miguel


Aos 30 dias do mês de Novembro de 1974, há 46 anos e na vila uíjana  do Quitexe, processou-se à desactivação dos Grupos Especiais (GE).
O que eram os GE?
Eram pequenas unidades especiais de assalto, constituídas a partir de 1970, pelo Comando Chefe das Forças Armadas, consideradas forças para-militares e não 

Crachá dos GE´s 
integradas Forças Armadas. Eram comandados por quadros metropolitanos e actuavam adidos às unidades regulares do Exército, como suas unidades de intervenção.

Os GE´s 217 e 223, os do Quitexe, tiveram comando dos furriéis milicianos Neto (a esse tempo a chegar de férias de Portugal) e Viegas e, num período indeterminado, também do Miguel Santos (paraquedista).
Os Cavaleiros do Norte tinham mais dois GE´s: um em Aldeia Viçosa, na 2ª. CCAV. (o 222) e outro em Vista Alegre, da CCAÇ. 4145 (o 208).
«A ineficiência dos GE que se vinha verificando e a sua desnecessária inexistência levaram os escalões superiores a prever a sua desactivação, o que se verificou em 30 de Novembro», relata o Livro da Unidade, sublinhando que «podendo até curiosamente dizer-se que muitos deles enfileiraram de imediato as forças da FNLA e também, segundo alguns, nas do MPLA».
Vale Marques, 1º 
cabo enfermeiro


Vale Marques, 1º. cabo de Aldeia
Viçosa, 68 anos em Coimbra!
- Os aniversários de José Guerreiro, José Luís (74) e Raúl Graça !

O 1º. cabo Victor Manuel do Vale Marques integrou a 2ª. CCAV. 8423, com a especialidade de enfermeiro.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa, e depois de Carmona, regressou a Portugal em data desconhecida, pois saiu do BCAV. 8423 em Abril de 1975, não acompanhando a 2ª. CCAV. na sua volta de 10 de Setembro.
Reside em S. Martinho do Bispo, nos arredores de Coimbra.
JOSÉ DOMINGOS da Encarnação Guerreiro foi mecânico-auto da CCS e, em Outubro de 1974 e por razões disciplinares, rodou para a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala. Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro e, via António Cabrita, sabemos que é empresário do sector de 
José M. Luís
reparação automóvel, com oficina e residência no Alvor, perto de Portimão.
JOSÉ MARIA LUÍS integrou a 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, e foi atirador de Cavalaria de especialidade militar. Regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, depois de, na sua jornada africana do Uíge, também ter passado elo Quitexe e Carmona. Morou em Chão de Coice, município de Ansião, agora em Tires (Cascais). Festeja 74 anos, pois nasceu em 1946.
RAÚL ROSA DA GRAÇA também foi soldado atirador de Cavalaria de Santa Isabel e, no regresso a Portugal, fixou-se na Mouzinho de Albuquerque, na cidade do Barreiro - de onde tonha partido em Junho de 1974. Mora agora na Mina do Lousal, da Azinheira dos Barros e S. Mamede, em Grândola.
Parabéns para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário