quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

5 299 - O Dia de Reis de há 46 anos! A cimeira angolana de Mombaça !

Cavaleiros do Norte da CCS e especialistas de transmissões: José Costa (?), furriel
José Pires, alferes José Leonel Hermida e 1ºs. cabos Luís Oliveira e José
Mendes (de pé), Humberto Zambujo, José Soares, 1ºs cabos Jorge Salgueiro
e Jorge Silva (da 1ª. CAV. 8423)

Os condutores Delfim Serra, da CCS do BCAV. 8423,
 a do Quitexe, e António Abrantes, da 2ª. CCAV. 8423,  
a de Aldeia Viçosa

Há 46 anos, em Dia de Reis de 1975 e uma segunda-feira, expectava-se, pelas bandas do Uíge angolano, quanto à evolução do processo de descolonização.
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam a sua jornada africana do norte uíjano, expectantes e confiantes, sem hesitações ou medos, num tempo em que o que  principalmente estava em causa era a cimeira entre MPLA, FNLA e UNITA - os três movimentos de libertação de Angola -, que decorrera em Mombaça, no Quénia, e antecedia a do dia 10, prevista para o algarvio Alvor.
O livro «História da Unidade» refere que esta «iria definir os termos da negociação da independência de Angola» e que, por isso mesmo, «polarizou todas as atenções»
Pudera, como não polarizar atenções? Alem dos méritos da descolonização, estava em causa o sempre e cada vez mais desejado regresso a Portugal e ao estigma de guerra que nos ensombrava os dias de Angola!
Notícia do Diário de Lisboa de 6
 de Janeiro de 1975 e sobre a
situação política 
em Angola

A cimeira angolana
de Mombaça !

A mesma segunda-feira de dia de Reis de 1975 foi tempo de, logo depois da Cimeira de Mombaça, os presidentes Agostinho Neto (do MPLA), Holden Roberto (FNLA) e Jonas Savimbi (UNITA) viajarem, respetivamente, para Dar-es-Salan (Tanzânia), Kinshasa (via Nairobi) e Gabão e Senegal.
A Lisboa, entretanto, e para participarem na cimeira do dia 10 (e ainda não se sabia onde), chegaram Lúcio Lara e Lopo do Nascimento, do Comité Central do MPLA (idos de Londres). E aguardava-se, «nos próximos dias», a chegada do presidente Agostinho Neto e Paulo Jorge, do Departamento de Relações Exteriores.
Era, por outro lado, conhecido o comunicado final da Cimeira de Mombaça, apresentado pelos presidentes Jonas Savimbi e Holden Roberto, considerando que «decorreu numa atmosfera de mútua e perfeita compreensão» e que as delegações «chegaram a plataforma política comum, à luz das próximas negociações com o Governo Português para a formação de um Governo Transitório que levará Angola à independência».
A grande novidade tinha a ver com o número de ministros: Portugal sugeria 12 e os movimentos pretendia 17: dois portugueses e cinco de cada movimento.

Henrique Esgueira
Esgueira, condutor,
69 anos na Amadora!

O condutor-auto Esgueira, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423, festeja 69 anos a 7 de Janeiro de 2020.
Henriques Nunes Esgueira nasceu neste dia, em Figueira Redonda, lugar da freguesia de Serra, em Tomar, mas apenas foi registado a 12 de Março seguinte. Faz, assim, anos por duas vezes!
Combatente da CCS, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, à sua terra natal, mas há muitos anos que vive na Amadora, onde é empresário do sector da construção civil.
Para lá e para ele vão os nossos parabéns !



Sem comentários:

Enviar um comentário