quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

5 327 - Cavaleiros seguros e confiantes ! Excursões às Quedas do Duque de Bragança!

Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423 em turismo para as Quedas do Duque de
 Bragança: Almiro Maciel, furriel João Dias, alferes José Lains, furriel Évora Soares, 
Carlos Coelho e Famalicão (de pé), Carlos Costa e Fernando Silva

Grupo do Pelotão de Sapadores da CCS do BCAV.
8423 pronto para mais um patrulhamento

Os primeiros dias de Fevereiro de 1975, pelo chão uíjano do norte de Angola, onde jornadeavam os Cavaleiros do Norte, foram tranquilos, no essencial. 
Uma e outra «escaramuças» entre combatentes e dirigentes da FNLA com os do MPLA (ou vice-versa) não intimidaram os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, que, seguros e confiantes, tudo faziam para assegurar a segurança de pessoas e bens.
Os tempos foram-se passando em paz, assim se pode dizer, com os serviços internos de rotina e patrulhamentos - já tinham acabado as operações pelos trilhos e matas de norte uíjano de Angola. Mas, por exemplo, as escoltas na Estrada do Café terminaram no dia 7.
O livro «História da Unidade» faz-nos lembrar que, ao tempo, «foi possível pensar em realizar passeios de fins de semana para alguns militares, nomeadamente a Malanje, aproveitando ainda para mostrar Duque de Bragança, Cacuso e, em alguns casos, Salazar».
Duque de Bragança eram (e são) espectaculares quedas de água, situadas no rio Lucala, o maior afluente do rio Kwanza, com 410 metros de extensão e 105 de altura, as segundas maiores de África. Actualmente, e depois da independência, são denominadas Quedas da Kalandula, por ficarem neste município da província de Malanje.
A iniciativa, refere o «História da Unidade, «foi do maior agrado e teve extensão a todas as nossas subunidades, servindo de molde a outras unidades da ZMN».
Carlos Mendes


Mendes, 1º. cabo da
CCS, faria 69 anos !

O 1º. cabo Carlos Alberto de Jesus Mendes, da CCS, faria 69 anos a 3 de Fevereiro de 2021. Faleceu a 21 de Abril de 2010.
Cavaleiro do Norte com a especialidade de mecânico-electricista, serviu os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se em Lisboa - onde residia na Rua Maria Pia, ao tempo freguesia de Santa Isabel.
Sabemos que faleceu a 21 de Abril de 2010, dentro de quase 11 anos, mas desconhecmos a causa. Hoje o lembramos com saudade! RIP!!!

JA Sousa de Zalala, 69
anos em Leça do Balio!

O soldado Sousa, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 69 anos a 3 de Fevereiro de 2021.
José António Tavares de Sousa foi apontador de morteiros de especialidade militar, prestou serviço ma mítica Fazenda Maria João, em Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, regressando a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975.
Fixou-se em Pedras Novais, freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, para onde vai o nosso abraço de parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário