domingo, 25 de abril de 2021

5 412 - O dia 25 de Abril nas vidas dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423!


Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 por altura do 25 de Abril de 1974, há 46 anos e num  
carro de do RC4, em Santa Margarida e futuros furriéis milicianos Monteiro,
 Matos (que hoje festeja 69 anos, em Anadia), Viegas e Neto
O  cravo vermelho, o
símbolo do 25 de Abril


O 25 de Abril de 1975, na área dos Cavaleiros do Norte, não passou despercebido e, em Carmona e para além das eleições, teve «cerimónia simples e singela» no Comando Territorial de Carmona.
«Realizou-se o içar da Bandeira Nacional, com as melhores honras militares e a presença de todos os oficiais do Comando Territorial de Carmona e do Batalhão de Cavalaria 8423», refere o livro «História da Unidade».
Quem lá não esteve, ainda em férias mas já nos seus cabeceiros, foram os furriéis milicianos Cruz e Viegas, ainda a laurear o queijo por Luanda e atentos à realidade angolana.




O jornal «República» de 25
de Abril de 1974
O 25 de Abril no RC4,
em Santa Margarida

Um ano antes, os futuros Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 estavam aquartelados no Regimento de Cavalaria nº. 4, no Campo Militar de Santa Margarida.
Ali tinham voltado no dia 22 (depois dos 10 dias de licença de normas) e no seu quarto dia de instrução operacional, preparando-se para a jornada africana de Angola.
«Logo começada, foi interrompida, face ao Movimento das Forças Armadas de 25 de Abril de 1974», reporta o livro «História da Unidade, precisando que «não estando o BCAV. contactado para (sua a efectivação, nem tão pouco algum dos seus oficiais, de imediato se sentiu parte integrante do movimento».
E de tal modo, sublinha o «HdU» que, logo no dia seguinte, uma sexta-feira (26) e antes de virmos de fim de semana, o comandante Almeida e Brito explicou «a todo o pessoal, o que o MFA pretendia», em palestras «orientadas especificamente para oficiais, sargentos e praças».
O jornal «A Capital»
de 25 de Abril de 1974
Furriéis Rodrigues e Queirós
e alferes Lains (Abril de 74)

A manhã do dia
25 de Abril de 1974

Eu, no dia 25 de Abril e como habitualmente, levantei-me cedo e fui para a área de balneários do pavilhão onde dormíamos, no RC4 - o Batalhão estava no Destacamento - para a higiene pessoal e desfazer a barba, estranhando que a rádio só passasse marchas militares. 
Era meu hábito, como ainda hoje, levantar-me cedo e tranquilamente fazer essas tarefas, antes de chegar a balbúrdia dos mais atrasados e mais apressados. Seguia depois para a messe, onde pequeno-almoçava e caminhava para o Destacamento.
As tarefas de higiene eram acompanhadas pelo pequeno transistor e a estranheza da música militar só foi  interrompida pela leitura do comunicado do MFA. Eh, pá!!!!... Fui acordar toda a gente e contar a novidade, sobressaltando quem dormia os últimos minutos dessa manhã e se estremunharam com tal.
Ao sair do RC4, para o Destacamento, fomos impedidos à porta d´armas e ficámos pelo quartel durante toda a manhã. Ao destacamento fomos, da parte da tarde, mas sem nada de especial se passar.
Furriel Mário Matos (que hoje festeja 69 anos),
o 1º. cabo Pimpim e o furriel João Brejo

Matos, furriel de Aldeia

Viçosa, 69 anos em Anadia !

O furriel miliciano Mário Augusto da Silva Matos, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 69 anos da 25 de Abril de 2021. 
Hoje! Atirador de Cavalaria de especialidade militar, foi louvado porque «sempre demonstrou as melhores qualidades militares no desempenho de todas as missões que lhe foram determinadas», nomeadamente quando «chamado a ajudar o 1º. sargento da sua subunidade (...) rapidamente se adaptou a essas funções», para além de sempre se ter mostrado militar disciplinado e cumpridor».
Regressou a Portugal a 10 de Setembro de 1975, esteve emigrado nos Estados Unidos e, agora já aposentado, mora em Anadia, onde há momentos o contactámos, achando-p bemn disposto de de boa saúde. Para lá e para ele, vai o nosso abraço de parabéns.
Jorge Pinho
1º. cabo CCS

Pinh
o 1º. cabo da CCS, faria
69 anos. Faleceu em 1996 !

O 1º. cabo Jorge Manuel de Sousa Pinho, escriturário da CCS do BCAV. 8423, faria 69 anos a 25 de Abril de 2021. Faleceu em 1996.
Cavaleiro do Norte da secretaria do Comando, no Quitexe e em Carmona,  regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se na cidade do Porto - de onde era natural e vivia na como ainda há dias AQUI lembrámos, evocando a sua morte.
Louvado pela sua missão angolana, vivia no Bairro dos CTT e morreu de doença a 19 de Abril de 1996, em vésperas de fazer 44 anos. Ainda muito jovem!
Hoje o lembramos com saudade. RIP!!!


Lopes de Zalala, faria 69
Adriano Lopes

anos . Faleceu em 1986 !

Adriano da Silva Lopes, soldado atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423 do BCAV. 8423, faria hoje 69 anos mas faleceu em 26 de Novembro de 1986. 
Cavaleiro do Norte da Fazenda de Zalala, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a S. João do Freixo, freguesia do minhoto concelho de Ponte de Lima - de onde era natural e onde residia. Por lá vez  sua vida e lá falecendo (supomos) de doença. aos 34 anos. Hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
-

Sem comentários:

Enviar um comentário