quinta-feira, 29 de abril de 2021

5 416 - O (não) regresso de Luanda a Carmona! O avião que voltou à pista!

Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, todos furriéis milicianos e à porta da Casa dos
 Furriéis do Quitexe: Cândido Pires (à civil), António Cruz, José Pires, Armindo
 Reino, Grenha Lopes (que hoje festeja 69 anos em Lisboa), Norberto Morais
 Agostinho Belo e, em baixo, António Lopes

Custodio Gomes
Os furriéis miliciano Cruz e Viegas
na placa da avenida do Quitexe

O 25 de Abril de 1975, na área dos Cavaleiros do Norte, não passou despercebido e, em Carmona e para além das eleições, teve «cerimónia simples e singela» no Comando Territorial de Carmona.
«Realizou-se o içar da Bandeira Nacional, com as melhores honras militares e a presença de todos os oficiais do Comando Territorial de Carmona e do Batalhão de Cavalaria 8423», refere o livro «História da Unidade».
Quem lá não esteve, ainda em férias mas já nos seus cabeceiros, foram os furriéis milicianos Cruz e Viegas, ainda a laurear o queijo por Luanda e atentos à realidade angolana.
Viajaram de Luanda para Carmona ao fim da tarde de 29 de Março, mas a viagem foi interrompida minutos depois o avião levantar voo, tendo de regressar à pista do aeroporto internacional luandino - devido bombardeamentos que «inundaram» a noite da cidade. Foi nessa noite, e na sequência do incidente aéreo, que conheci o dr. Custódio Pereira Gomes, prestigiado advogado e professor em Carmona - na altura viúvo da professora Mara Augusta Tavares, minha conterrânea (que não conheci).


 Só viajámos para Carmona na manhã de 30 de Abril de 1975.
Grenha Lopes
furriel miliciano

Furriel Lopes de Santa
Isabel festeja 69 anos !

O dia 29 de Abril de 1975 foi tempo de o furriel miliciano Lopes, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 29 de Abril de 2021.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar e regente de aulas regimentais, José Avelino Grenha Lopes, é este o seu nome completo, regressou a Portugal e a Barcelos no dia 11 de Setembro desse mesmo ano de 1975 e foi empresário do ramo têxtil. É agora empresário do sector da saúde (com clínicas de fisioterapia na Grande Lisboa), embora ele mesmo se confesse «homem de muitos ofícios» - que começaram pela indústria de passamanaria, na sua natal Barcelos, uma indústria de família.
Mora no Lumiar, na Azinhaga das Travessas, da capital portuguesa, e para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

O  1º. cabo Teixeira

Teixeira, 1º. cabo da CCS,
69 anos em Perafita !

O 1º. cabo Agostinho Pinto Teixeira foi pintor da CCS, a Companhia do Quitexe, e festeja hoje 69 anos a 29 de Abril de 2021.
Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, também passou por Carmona (no BC12) e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro, fixando-se na freguesia de Ramalde, no Porto. Actualmente e já aposentado, depois de ter sido pequeno empresário, reside em Perafita, no concelho de Matosinhos.
É para lá e para ele que vão os nossos parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário