terça-feira, 11 de maio de 2021

5 428 - Capitão Dias, padre Capela, furriel Ferreira, Guerreiro, Caetano, Fernandes e Marques...

O padre Albino Capela no baptizada de Elisabete,
filha de 
Alfredo Rei. O grupo está na frente da Igreja
de Santa Maria 
de Deus do Quitexe, nos anos 60/70 

Cap. Davide
Castro Dias
em 2020


O dia 11 de Maio de 1974, há 47 anos, foi um sábado e, de fim de semana depois da Instrução Altamente Operacional (IAO), fui a Águeda, para algumas despedidas. 
Aproximava-se a partida para Angola - a pouco mais de duas semanas - e, de sítio em sítio (dos frequentados pelas minhas tertúlias), ficaram os abraços de adeus. O dia foi também o
Furriel miliciano Freitas Ferreira
em 
momento musical em tempo
 de guerra angolana
da chegada de Manuel Alegre, vindo do exílio de dez anos, que o levara a Argel.
A então vila engalanou-se com bandeiras e col-
chas, andando Alegre aos ombros de antigos com-panheiros de escola e amigos, aplaudido pelo povo - embriagado pelo fervor abrilino

Mais 7 mortos em combate
nas 3 frentes de guerra

O Serviço de Informação Pública das Forças Armadas anunciou, a 11 de Maio de 1974, a morte de mais dois militares em combate e em Angola.
Ambos eram soldados e do recrutamento local: Julião Ambrósio Moçâmedes, natural de Novo Redondo; e Salomão Joaquim, de Porto Amboim.
O mesmo comunicado dava conta de mais 5 mortos em combate: 4 na Guiné (Vicente Rodrigues, Policarpo Augusto Gomes, Nulasso Augusto Gomes e Samper Mendes, todos do recrutamento local) e 1 em Moçambique (José Henriques Jesus Pessoa, natural de Alto do Estanqueiro, no Montijo)

Castro Dias, quartanista e fitado
de Geologia da Universidade
do Porto (em 1970, há 50 anos)
Castro Dias

Castro Dias, comandante 

Zalala, em festa de 75 anos !

O capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias foi comandante da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, festeja 75 anos a 11 de Maio de 2020.
Licenciado em Geologia (quartanista fitado em 1970) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, foi louvado no final da jornada africana do Uíge angolano porque «sempre soube orientar a sua subunidade para o cumprimento das missões que lhe foram confiadas, muito embora nem sempre em condições favoráveis, quer devido ao isolamento inicial em que a Companhia viveu, quer depois devido a ter transitado para zonas particularmente delicadas».
 O louvor foi publicado na Ordem de Serviço nº. 174 do BCAV 8423 e sublinha que «foi zelador do cumprimento do processo de descolonização», para além de ser «disciplinado, de lealdade vincada» e de «não olhar a esforços para tornear as dificuldades logísticas por vezes vividas».
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975 e fez vida profissional na área do ensino, de que já está aposentado, e também como dirigente sindical. Parabéns npor estes mobitos e viçosos 75 anos! Não é para todos!!
Albino Capela


Albino Capela festeja

79 anos em Barcelos!

O padre António Albino Vieira Martins, da Missão do Quitexe, festeja 79 anos a 11 de Maio de 2021. Agora, pai e avô, é morador em Barcelos.
Missionário da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, no tempo dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, sacerdotava na Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe - de onde partia para comunidades da região uíjana. Regressado a Portugal, deixou o sacerdócio e enveredou pelo ensino, constituiu família e vive em Arcozelo, no concelho de Barcelos.
Hoje, completa 79 anos e para ele vai um grande abraço de parabéns!
 Ver AQUI

Freitas Ferreira


Furriel Freitas Ferreira,
69 anos em Guimarães!

O furriel miliciano Freitas Ferreira está hoje em festa, a dos seus excelentes 69 anos. 
José Maria Freitas Ferreira foi furriel miliciano atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. A 1 de Julho de 1974, sofreu um grave acidente no decorrer de um patrulhamento e numa curva do Quibaxe. Ferido e hospitalizado, acabou por ser reclassificado como amanuense e transferido para Luanda - onde concluiu a sua jornada angolana.
Profissional da área da auditoria, consultadoria fiscal e contabilidade, mora em Costa, freguesia do concelho de Guimarães. Lá organizou no encontro de 2016. 
Parabéns, neste dia bonito da sua vida. Ver AQUI

Guerreiro do Algarve
em terras do Uíge

O soldado José Casimiro Rodrigues Guerreiro, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. 
Rodou para a 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de  Zalala, em Outubro de 1974, por razões disciplinares, e com esta subunidade regressou a Portugal o dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se em Olhão, de onde era natural e onde viverá.
Tinha-se apresentado no no RC4 a 8 de Maio de 1974 «por ter aceite a troca de mobilização» com o soldado José L. C. Parelho e com destino à 2ª. CCAV. 8423
José Caetano, clarim
 da CCS do BCAV. 8423

Caetano, o clarim, 69 anos
em Vila Nova de Gaia !

O soldado José António Cardoso Caetano, clarim da CCS, a do Quitexe, festeja 69 anos por duas vezes.
Natural do Bairro do Bonsucesso, no Porto - aonde regressou a 8 de Setembro de 1975 - nasceu a 11, mas só foi registado a 25 de Maio de 1952. Era assim, muitas vezes, por aquele tempo.
A verdade é que, assim, tem duas datas de nascimento, festeja a dobrar. Mora actualmente na rua das Oliveiras, em Vila Nova de Gaia, onde, ferveroso adepto do Boavista, hoje comemora os seus (primeiros) 69 anos.
Parabéns!
J. Galvão
Fernandes

Fernandes  de Zalala , 69

anos em Odivelas !

O soldado Jaime Galvão Fernandes, condutor auto-rodas da 1ª. CCAV. 8423, a da sempre epopeica Fazenda de Zalala, teve o número mecanográfico 11632173.
Desconhece-se a data do seu regresso a Portugal, sendo certo que o seu nome  não consta a lista desta CCAV. dos Cavaleiros do Norte que voltou no dia 9 de Setembro de 1975, no final da jornada africana dos comandados do capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias. 
O furriel miliciano João Custódio Dias (TRMS), também de Zalala, informou-nos que mora em Odivelas, na Grande Lisboa.

Marques de Zalala faria 69
anos, ms faleceu em 2009!

O soldado clarim João Nunes Marques, da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, também hoje faria 69 anos mas faleceu a 20 de Dezembro de 2009.
Natural de Vale de Coelheiro, freguesia de Santo André dos Toseiros, do município de Castelo Branco, lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano. Não sabemos a razão da sua morte, mas hoje o recordamos com saudade! RIP!



Sem comentários:

Enviar um comentário