sexta-feira, 28 de maio de 2021

5 445 - A véspera, definitiva, da partida da CCS dos Cavaleiros do Norte para Angola!

Cavaleiros do Norte da CCS do BCAV. 8423 em, vésperas do embarque para Angola,
há 47 anos: furriéis milicianos Viegas, Monteiro (semi-encoberto) e Neto. À frente
 outro mobilizado para Angola, o Ferreira, também furriel miliciano, de Águeda,
 mas de outra unidade. No RC4 e em 1974

Cavaleiros do Norte, todos furriéis milicianos do
BCAV. 8423, em vésperas do embarque para Angola:
Letras, Louro e Costa e, à frente, o Brejo



O dia 28 de Maio de 1974, véspera da nova data de embarque para Angola - que seria a 29, uma quarta-feira -, foi passado na tranquilidade dos deuses por bandas de Santa Margarida e no RC4.
A manhã foi passada pelo quartel e destacamento e uma ida à capela do campo militar, um almoço tranquilo na messe da sargentose, logo ao princípio da tarde e antes da chegada dos jornais vespertinos de Lisboa, uma inesperada ida a S. Miguel de Rio Torto - por onde, semanas antes e «desenfiados» a instrução, tínhamos passado no decorrer da IAO.O dia foi de se saber, por comunicado dos Serviço de Informação Pública das Forças Armadas, de mais um morto em Angola, em combate: o soldado António José Duarte da Silva, de Marmelede (Monchique), da incorporação de 1973 (a dos Cavaleiros do Norte.
Em Moçambique, faleceram o furriel miliciano Francisco José Nunes Gonçalves, que era de Vale de Santiago (concelho de Odemira), e o soldado João Carlos Mota Medeiros, de Pico das Canas, em Ponta Delgada (Açores). Da Guiné, era anunciada a morte de dois militares: os soldados Joaquim dos Santos Pinho, da Quinta (em S. João da Madeira), e Domingos da Silva Ribeiro, de Bairro do Bosque, na Venda Nova (Oeiras).
A noite foi tempo para uma ida ao cinema do Campo Militar, mesmo em frente ao RC4, para ver um filme, muito provavelmente alguma cowboyada americana, depois uma passagem pelo bar dos sargentos e a bebida de qualquer coisa, antes de ir parar a «vale de lençóis».
Ao outro dia, o dia 29 de Maio de 1974, seria (e foi) da partida para Lisboa e, daqui, o voo para Angola. A mala continuava pronta. 


Gonçalves, 1º. cabo atirador

de Zalala, faleceu há 8 anos !

O 1º. cabo Manuel da Costa Gonçalves, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, a da fazenda de Zalala, faria hoje 68 anos. Faleceu em 2013.
Natural da Brandoa, na Amadora, lá voltou a 9 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em terras do Uíge angolano. A vida deu-lhe muitas voltas e, não conhecendo nós o motivo, sabemos que faleceu a 2 de Julho de 2013, aos 61 anos e quando morava no Laranjeiro, em Almada.
Hoje o recordamos com saudade! RIP!!!

Domingues de Zalala, 
69 anos em Alvaiázere !

O soldado Ramiro Ferreira Domingues, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423,  também da mítica Fazenda de Zalala, festeja 69 anos a 28 de Maio de 2020.
Natural do lugar das Meirinhas de Baixo, da freguesia de Vermoim, no concelho de Pombal, este Cavaleiro do Norte «zalaliano» lá voltou a 9 de Setembro de 1975, depois de concluída a sua comissão militar em Angola, por terras uíjanas.
Mora agora em Alvaiázere, onde hoje festeja 68 anos e para onde, e para ele, vão os nossos parabéns!
Mário Almeida

Almeida de Aldeia Viçosa,
69 anos em Oleiros !

O soldado Mário Mendes de Almeida, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 69 anos a 28 de Maio de 2020.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar,  regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, à sua natal terra de Vale do Orvalho, freguesia de Estreito, no município de Oleiros. Por lá fe(a)z a sua vida pessoal, familiar e profissional, ainda lá vive e para ele vai o nosso 

Sem comentários:

Enviar um comentário