sábado, 5 de junho de 2021

5 453 - A chegada da 3ª. CCAV. 8423 a Angola! As bodas de diamante do capitão José Manuel Cruz!

O capitão José Paulo Fernandes no momento de «falar aos tropas» no encontro 
dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423 - a da Fazenda Santa Isabel, Quitexe
e Carmona, na Batalha e em 2017! 

Furriéis milicianos da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa
Isabel: Alcides Ricardo, António Fernandes, Agostinho
Belo e António Flora

Os companheiros da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel e do capitão miliciano José Paulo Fernandes, chegaram a Luanda no da 5 de Junho de 1974. Há 47 anos.
A subunidade foi a quarta do BCAV. 8423 a chegar a terras africanas, juntando-se à CCS do capitão António Oliveira, no Quitexe (lá chegada a 30 de Maio), a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala e do capitão miliciano Davide Castro Dias (a 1 de Junho) e a 2ª. CCAV. 8423, do capitão José Manuel Cruz (a 4 de Junho), todos aquarteladas no Campo Militar do Grafanil.
A partida para o Uíge e a Fazenda Santa Isabel viria a acontecer no dia 11 de Junho, onde substituiu a 3ª. CCAÇ. 4211 - já depois de também terem rodado as outras três companhias, respectivamente nos dias 6,  e 10 de Junho de 1974.
Oficiais milicianos, eram os alferes Augusto Rodrigues, Carlos Silva, Pedrosa de Oliveira e Mário Simões. Os quadros desta subunidade incluíam o 1º. sargento Francisco Marchã e os furriéis milicianos Ângelo Rabiço (enfermeiro), Agostinho Belo, (vagomestre), João Cardoso (TRMS), José Lino (mecânico-auto), Armindo Reino (Operações Especiais, Rangers) e os atiradores de Cavalaria Delmiro Ribeiro, António Flora, António Fernandes, Alcides Ricardo, José Fernando Carvalho, Graciano Silva, António Luís Gordo e Grenha Lopes.
Jorge Grácio
(Spínola)

Manuel Barreiros
Spínola e Barreiros, os
mortos em Angola !

O atirador de Cavalaria Armando Moreira de Carvalho, que por Angola jornadeou como Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423,  a propósito, veio lembrar que «hoje passam 47 anos sobre o o dia em que chegámos a Luanda para cumprirmos uma comissão e quero felicitar todos os camaradas do Batalhão que ainda estão entre nós».
«Que descansem em paz os que já partiram», disse este Cavaleiros do Norte, especialmente evocando Manuel José Montez Barreiros, que, em Angola e vítima de doença, faleceu em Agosto de 1975 e era natural de Aldeia do Além, em Alcanede. E também de Jorge Custódio Grácio, mais conhecido como Spínola, e que faleceu, vítima de acidente de viação quando, em Julho de 1975 e de boleia, se deslocava do Quitexe para Carmona.
Armando Carvalho é o originário de Texugueira, da freguesia de Bidoeira de Cima, em Leiria, mas que agora se divide com a Inglaterra, onde trabalhou e onde se aposentou

Os capitães José Manuel Cruz (que hoje
faz 75 anos em Esmoriz) e José Paulo
Fernandes, com o alferes João Machado

As bodas de diamante do
capitão José Manuel Cruz

O capitão miliciano José Manuel Cruz está hoje em festa de diamante: festeja 75 anos.
Há 46, entrando nos 29 da sua então «tenra» idade, a cidade de Carmona, onde comandava a 2ª. CCAV. 8423, ainda «ressacava» dos sangrentos combates entre a FNLA e o MPLA.
Os trágicos e sangrentos combates da cidade e Uíge fora não foram o melhor «cenário» para festas de anos e foi por esta altura um dos oficiais portugueses que, no Bairro Popular, negociou com a FNLA o «stop» à matança generalizada que se registava.
Natural e residente na cidade de Esmoriz (em Ovar) e aposentado do ensino, é participante (permanente e activo) dos encontros dos Cavaleiros do Norte desta sub-unidade do BCAV. 8423 - a 2ª. CCAV., a da saudosa Aldeia Viçosa.
Hoje, 5 de Junho de 2025, comemora 75 anos, de boa saúde, em boa forma e na melhor disposição. Grande abraço! Parabéns!


Pereira, TRMS de Santa
Isabel, 69 anos em  Lisboa !

O soldado Fernando da Conceição Pereira foi especialista de transmissões da 3ª. CCAV. 8423 e festeja 69 anos a 5 de Junho de 2021.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel e depois do Quitexe e de Carmona (no BC12), regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar de 15 meses, no norte de Angola.
Fixou-se em Lisboa, na Rua do Olival, aos Prazeres. Onde supomos que ainda morará. É para lá e para ele que vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário