quinta-feira, 1 de julho de 2021

5 479 - O acidente de Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423 no Quibaxe. Furriel Ferreira foi ferido grave!|


O furriel miliciano Freitas Ferreira num
momento de viola, em Aldeia Viçosa,
no ano de 1974. Há 47 anos!

Samuel Oliveira
condutor da 2ª.
CCAV. 8423

Julho de 1974, há 47 anos, dia 1. 
O mês começou da pior maneira para a 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, devido ao despiste de um UNIMOG, em Quibaxe e com dois feridos: o furriel miliciano Freitas Ferreira e o soldado condutor Samuel Oliveira.
O 1º. Grupo de Combate de Aldeia Viçosa fazia um patrulhamento, integrado numa coluna comandada pelo capitão José Manuel Cruz, quando o UNIMOG se despistou numa curva para a Fazenda Maria Fernanda.
«Atravessou a estrada e caiu na ravina, eu rebolei até ao fundo, assim como o condutor», recordou-nos o José Maria Freitas Ferreira, referindo que «o Samuel não conseguiu engrenar a velocidade para reduzir a velocidade da viatura» e que esta «seguiu em frente, embatendo no morro em terra».
Ambos ficaram feridos e o furriel com mais gravidade, com uma perna e uma clavícula partidas) de tal forma que viria a ser considerado inapto como atirador de Cavalaria (a sua especialidade militar) e reclassificado como amanuense, sendo transferido para Luanda.
«Fui contra a minha vontade, pois gostava mais de ter continuado em Aldeia Viçosa, com os nossos companheiros da Companhia», disse ele, recordando esse dia de há 47 anos.
O José Freitas Ferreira vive em Costa (freguesia de Guimarães), onde é profissional da área da auditoria, consultadoria fiscal e contabilidade. O Samuel Oliveira, em Vermoim, na Maia, e ambos são convivas habituais dos encontros anuais dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa. Não faltam a um!
José Freire, 1º. cabo
clarim de A. Viçosa

Freire de Aldeia Viçosa, 69
anos em Beire de Paredes !

O 1º. cabo clarim José Joaquim Pereira Freire, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 2 de Julho de 2021.
Cavaleiro do Norte da uíjana Aldeia Viçosa, residia no lugar de Venda Nova, freguesia de Loredo, no concelho de Paredes, e lá regressou a 10 de Setembro de 1975 - concluída a sua comissão de serviço por terras do norte de Angola. É habitual participante dos encontros dos antigos combatentes do comamdo do capitão José Manuel Cruz e vive agora em Beire, no mesmo concelho de Paredes (distrito do Porto), para onde vai o nosso abraço de parabéns!

José Aires,
em 1974/75
O Raposo (de Zalala), o furriel
 Letras, Costa, o Mouraria (de 
A. Viçosa) e o Aires, de Zalala, 
em 2018
Aires, TRMS de Zalala, 69
anos na Baixa da Banheira!

O soldado José Pereira da Costa Aires, da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, festeja 69 anos a 2 de Julho de 2020, na Baixa da Banheira.
Operador de transmissões de especialidade militar, integrou o 2º. Grupo de Combate, comandado pelo alferes miliciano João Carlos Sampaio.
Há três anos, chegou-nos, via furriel Carlos Letras,  uma imagem de Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. e da 2ª. CCAV. 8423 - o Rogério Raposo, o Letras, o Carlos Costa (o Mouraria, que andava «desaparecido» desde 1975) e o Aires - esse mesmo, o que hoje faz 69 anos. Todos de transmissões, menos o Letras, o Ranger de Aldeia Viçosa.
O Aires residia na Baixa da Banheira, município da Moita, ainda lá mora e para lá vão as nossas felicitações.


1 comentário:

  1. Ainda hoje me lembro "como se fosse hoje" lamento o sucedido em prejuizo dos camaradas em questão e não só estes, o João Azevedo o Marques enfermeiro´Saudações para todos CUIDEN-SE.

    ResponderEliminar