terça-feira, 31 de agosto de 2021

5 538 - A memória do furriel Américo Rodrigues, que, de doença, faleceu há 3 anos!

O furriel Américo Rodrigues na Angola
de 1974/11975, Cavaleiro do Norte
da 1ª. CCAV. 8423 do BCAV. 8423

O Rodrigues e a esposa
no encontro de 2016

O furriel miliciano Rodrigues faleceu a 30 de Agosto de 2018 e o funeral realizou-se no dia seguinte, há 3 anos. Inesquecível e inesquecido, hoje aqui fazemos a sua memória.
Américo Joaquim da Silva Rodrigues foi atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV, 8423, a de Zalala, especializado na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e faleceu após prolongada e incurável doença, que o levaram a a sucessivos internamentos em hospitais do Porto e de Vizela.
Natural do lugar de Ribeira de Cima, freguesia de Vale de S. Cosme, no concelho de Vila Nova de Famalicão - cidade onde há muitos anos residia. Foi profissional do sector têxtil e estava aposentado e era grande animador do encontros dos Cavaleiros do Norte da Zalala - e de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona. 

O furriel atirador que foi
Furriel Américo
J. S. Rodrigues
eficiente vagomestre !

A especialidade militar, não «evitou» que, pelo norte uíjano de Angola, exercesse outras funções, as de vagomestre, e de tal forma as exerceu que foi louvado pela «maneira eficiente e dedicada como desempenhou as funções, que estavam fora da sua especialidade, mas para as quais houve que ser nomeado».
O louvor proposto pelo capitão Davide Castro Dias, comandante da 1ª. CCAV. 8423, sublinha que o furriel miliciano Rodrigues «impôs-se à consideração da subunidade, o que leva a afirmar ter sido preciosa a sua colaboração, pelo muito que contribuiu para facilitar a acção do comando».
«Apreciado pela colaboração prestada aos seus superiores, não é menos verdade que de igual modo viu os seus serviços sempre desejados e compreendidos pelos seus subordinados, razões estas que, na mais elementar justiça, conduzem a público apreço das suas actividades militares», conclui o louvor, publicado na Ordem de Serviço nº. 165.
O Rodrigues era o companheiro e o amigo que todos queriam ter, colaborante, solidário e amigo, com a palavra crítica e fraterna no hora certa e a bonomia de sempre, de sorriso franco e lealdade permanente. Colaborador habitual deste blogue, ele recebemos muita informação e memórias do nosso colectivo, cultivava a amizade fácil, que partilhava de coração aberto e feliz. 
O Rodrigues deixou sentidas e imensas saudades, embrulhadas de emoção, que mandamos, em abraço solidário, para a sua amada Angelina, mulher da sua vida,  e seus dois filhos!
Até um destes dias, amigo Rodrigues! Havemos de nos encontrar um dia, para fazer memórias da nossa jornada africana de Angola! 
RIP!!!

Mendes de Zalala, 69
anos em Oleiros !

O soldado Carlos Alberto Lopes Fernandes Mendes, combatente da 1ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos no dia 30 de Agosto de 2020.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar dos Cavaleiros do Norte da mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona - antes do período final, o de «hospedagem» no BIA do Campo Militar do Grafanil, nos arredores de Luanda.
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, fixando-se em Quartos de Oleiros, lugar da freguesia de Álvaro, concelho de Oleiros. Supomos que ainda lá residirá e para onde vai o nosso abraço de parabéns!

PSPA e Voluntários
no Sector do Uíge 

A remodelação militar «imposta pelo MFA» levou, a 31 de Agosto de 1974, há 47 anos, que as 3ª. e 4ª. Companhias da PSPA/ Guarda Rural a «passarem à dependência operacional do Comando do Sector do Uíge» - o CSU, instalado em Carmona.
A Organização Provincial de Voluntários de Defesa Civil de Angola (OPVDCA) também passou a depender do CSU, assim «deixando de estar na dependência do BCAV. 8423». A Polícia de Informação Militar (PIM), ainda no âmbito desta remodelação, «passou a ter a designação de Gabinete Especial de Informação» - o GEI. Há 47 anos!
Até aí e desde 14 de Junho de 1974, estava dependente do Batalhão de Cavalaria 8423, comandado por Carlos José Saraiva de Lima Almeida e Brito, tenente-coronel de Cavalaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário