quinta-feira, 14 de outubro de 2021

5 582 - Emboscada a viatura civil no Subsector matou dois madeireiros europeus!

A picada Zalala, troço de muitos sustos e medos, em momento de assistência a uma
viatura da 1ª. CCAV. 8423. Reconhecem-se os furriéis milicianos Manuel Dinis Dias
 (mecânico-auto, falecido a 20 de Outubro de 2011, de doença, em Lisboa) e Plácido
 Queirós. alferes Carlos Sampaio (sentado) e... quem serão os dois Cavaleiros
Norte apeados e à direita? Alguém os reconhece?


Civil europeu morto numa emboscada nos arredores
da vila do Quitexe, na ZA do BCAV. 8423

Aos 14 dias de Outubro de 1974, hoje se fazem 47 anos, «um grupo IN realizou uma emboscada a uma viatura civil, com êxito da sua parte, pois que obteve dois mortos civis europeu». Entre as Fazendas Alegria II e Ana Maria.
As fazendas «situam-se mesmo no limite do Subsector» dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e o ataque aconteceu na véspera da declaração não oficial de cessar-fogo, da parte da FNLA - marcado para o dia 15 de Outubro de 1974.
«Terá sido uma acção esporádica», de acordo com o livro «História da Unidade», admitindo até, porém, que «poderá mesmo ser um ajuste de contas, mas o facto é que foi mais uma acção, que veio pôr de sobreaviso para a possibilidade de desrespeito à ordem recebida» - o muito expectado e mais desejado cessar-fogo.
Os Cavaleiros do Norte, por esse tempo, andavam muito avisados e ainda mais aprudentados e continuavam nas patrulhas e nas escoltas das estradas e itinerários do Uíge - mesmo depois de se conhecer a intenção de cessar fogo, anunciada pela FNLA e que, oficialmente, se soube no Quitexe a 15 de Outubro de 1974. Amanhã se passam 47 anos.
Cessar-fogo da FNLA foi anunciado,
há 47 anos, para o dia 15 de
Outubro de 1974

Actividades do IN
sem... incidentes !

O mesmo dia de há 47 anos foi tempo para se conhecer o último relatório mensal do Comando Militar Português, dando conta que «em Setembro não se registaram acontecimentos atribuíveis à UNITA ou ao MPLA».
O movimento de Jonas Malheiros Savimbi já em Junho anunciara o fim das hostilidades. O de Agostinho Neto, segundo o relatório, citado pelo Diário de Lisboa, «não tem efectuado acções ofensivas há mais de um mês».
E muito menos na ZA dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
A FNLA de Holden Roberto, essa, recordemos, iria anunciar o cessar-fogo no dia seguinte - 15 de Outubro de 1974. De resto, ainda segundo o relatório do Coando Militar Português, «tem vindo a promover uma campanha pacífica no norte, estabelecendo contactos com as populações locais, segundo informações recebidas do distrito do Uíge e de Carmona».
Carmona, a cidade capital do Uíge (e depois da independência com este nome), onde o BCAV. 8423 viria a aquartelar-se a partir de 2 de Março de 1975, no BC12 - na saída para o Songo. 
Joaquim Silva,
o Ciclista

Silva, o Ciclista de Zalala, 
69 anos em Gondomar !

O condutor Joaquim Carlos da Costa e Silva, o Ciclista, da 1ª. CCAV. 8423, está em festa no dia 14 de Outubro de 2017. Hoje: comemora 69 anos!
Cavaleiro do Norte da Fazenda de Zalala - e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona -,  regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, a S. Cosme, em Gondomar. Foi ciclista profissional e correu 4 Voltas a Portugal, representando o Coimbrões/Fagor (em 1978), a Manufacturas Olimpo (1979) e o Coimbrões, em 1980 e 1981, neste caso ficando em 24º. lugar e sendo, com Benedito Ferreira, os dois únicos da equipa a terminar a Volta.
Reformado do sector da ourivesaria, mora em S. Cosme, freguesia do município de Gondomar, para onde «corre», em pista de amizade, o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário