sábado, 16 de outubro de 2021

5 584 - A Comissão de Contra-Subversão do Quitexe e a liberdade dos principais itinerários!

A Estrada da Café liga Luanda a Carmona, agora Uíge e a capital da Província deste nome.
Aqui, na entrada do Quitexe, vendo-se o furriel Viegas, da CCS, e, de costas, o condutor
Nogueira, a CCAÇ. 209/RI 2, a do Liberato. A 24 de Setembro de 2019


A parada da CCS do BCAV. 8423, vista do lado da Igreja.
Ao cimo e muito vem conservada a Administração Civil do
Quitexe. A imagem e de 24 de Setembro de 2019

A Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS) do Quitexe reuniu a 16 de Outubro de 1974, há 47 anos, para analisar a situação politica e militar, numa altura em que se fazia véspera do anunciado cessar-fogo por parte da FNLA.
Repetia-se a do dia 3 e, nesse mês. ainda se realizaria uma terceira - no da 30.
O tempo era de esperanças e dúvidas. Por um lado, expectava-se o cessar-fogo do movimento de Holden Roberto. O que era bom, pois iria suscitaria a retração do nosso dispositivo militar. Por outro,  isso em nada iria «mudar a vida operacional» dos Cavaleiros do Norte, já que «continuava a caracterizar-se como intensa», nomeadamente no que tinha a ver com «os continuados  patrulhamentos, orientados para a obtenção da liberdade de movimentos» nos itinerários terrestres e em particular na Estrada do Café - a que liga Luanda a Carmona e passava por localidades onde se aquartelava o BCAV. 8423: Destacamento de Ponte do Dange, Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Quitexe.
O que nada fácil era e, valha verdade, exigia dos Cavaleiros do  Norte muito esforço físico e psicológico. Apesar da tranquilidade operacional que se sentia. Mas nunca fiando!

Contra-subversão no Quitexe e
Junta Governativa de Angola


A Comissão Local de Contra-Subversão 

(CLCS) do Quitexe reuniu-se nesse dia 16 de Outubro de 1974 e continuou «o programa traçado» pelas autoridades militares.
O livro »HistóriA da Unidade» caracteriza esse período como sendo «uma acalmia não encontrada há largos anos». E ainda bem, mas com as necessárias cautelas.
O dia de há 47 anos foi também tempo para a chegada, a Luanda, de delegações da FNLA e do Zaire, para conversações com a Junta Governativa de Angola, «incidindo especialmente sobre a descolonização e a independência».
Assunto muito particularmente relevante era o da formação do Governo de Transição, que, de acordo com o Diário de Lisboa desse dia, «englobaria representantes dos 3 movimentos de libertação e outras facções políticas».
Boa notícia do dia: confirmou-se o cessar-fogo anunciado pela FNLA.

Azevedo de Santa Isabel, 69
anos em Oliveira de Frades !

O soldado João Luís Pinto de Azevedo foi  atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, e festeja 69 anos a 17 de Outubro de 2021,
Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel, regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano, e fixou-se na Rua Cândido dos Reis, na cidade da Amadora. Supostamente (não estamos certos), residirá agora no Bairro da Remolha, em Oliveira de Frades, para onde vai o nosso abraço de parabéns!




Sem comentários:

Enviar um comentário