segunda-feira, 18 de outubro de 2021

5 586 - Pilhagens aos utentes dos itinerários, especialmente entre o Quitexe e Aldeia Viçosa !

Cavaleiros do Norte, todos furriéis milicianos, do BCAV. 8423, à porta do bar
e messe de sargentos do Quitexe. Atrás, Francisco Bento (que hoje faz 69
anos), Rocha, Viegas, Flora, Lopes (enfermeiro, de bigode). Luís Capitão e
Ribeiro. À frente, Carvalho, Belo (de óculos), Lopes (atirador) e Reino
O já então ex-alferes Carlos Silva voltou a Angola para
se casar, em Luanda e com a namorada Belmira. Hoje
se fazem 46 anos. Parabéns!

Os patrulhamentos dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, há 47 anos e nos principais itinerários do Uíge angolano, justificavam-se 
pela necessidade de «garantir a segurança de trânsito», quer de viaturas quer de pessoas.
A chamada «liberdade de itinerários» e principalmente na Estrada do Café - a que ainda hoje liga Luanda a Carmona, a actual cidade do Uíge - capital da província deste nome.
O cessar-fogo dias antes anunciado pela FNLA, a 15 de Outubro de 1974, não diminuiu a intensidade deste tipo de actividade operacional do BCAV. 8423. E razão havia para isso, porquanto, de acordo com o livro «História da Unidade» e a partir de 18 de Outubro de 1974, a FNLA começou a realizar «actividade de pilhagem aos utentes dos itinerários, especialmente no troço compreendido entre o Quitexe e Aldeia Viçosa» - localidades onde se aquartelavam, respectivamente, a CCS do capitão António Martins Oliveira (do SGE) e a 2ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Manuel Cruz.
«Procurou-se contrariar esta acção de banditismo com o lançamento de patrulhamentos inopinados, aquando do aparecimento de queixas, sem que, contudo, se preveja parar com elas já que, à aproximação das NT, a FNLA se 
furta ao contacto», reporta o livro «História da Unidade», acrescentando que «consequentemente, não se evita a acção já realizada e a realizar á posteriori, pois a presença das NT não é e não pode ser contínua».
Assim ia a Angola de há 47 anos e dos tempos dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 por terras do Uíge.
Carlos Silva e Belmira casaram-se
há 46 anos em Luanda (foto recente)

Alferes Carlos Silva
foi casar a Luanda !

O alferes Carlos Almeida Silva, oficial miliciano da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, é Cavaleiro do Norte protagonista principal de um verdadeiro romance de amor, com data apontada a 18 de Outubro de 1975
. Este dia de há 46 anos, na verdade, foi tempo feliz do seu casamento em Luanda com a sua amada Belmira - que já conhecia das suas adolescências e pelas bandas de Tomar e «reachou» em Angola, entre labaredas de paixão.
Carlos Almeida Silva regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da jornada africana do Uíge angolano, mas rapidamente voltou para os braços da sua paixão maior e para o «sim» que, 46 anos depois, ainda (e sempre) os trazem presos e grávidos d´amor eterno.
Hoje, precisamente, tempo em que festeja mais um ano dessa data mágica e de romance, por isso mesmo, aqui estamos a dar os parabéns pelo enlace que os envolve(u) e lhes enovelou as almas. Para a vida eterna!
O casal Bento em 2021

Furriel Bento, 69 anos
entre França e Portugal!

O furriel miliciano Francisco Manuel Gonçalves Bento, da CCS do BCAV. 8423, festeja 69 anos a 18 de Outubro de 2021. Hoje!
Cavaleiro do Norte especialista em Reconhecimento, Informações e Operações, trabalhou no Gabinete de Operações e regressou a Portugal (com o seu inesquecível papagaio) a 8 de Setembro de 1975. A Santo André, no Barreiro - onde residia na altura. Emigrou e, actualmente, divide-se entre França (onde fez vida profissional) e Portugal, entre os afectos da família e dos amigos, já gozando a sua reformas profissional. 
Ao fim de 44 anos de ausência, foi, de braço dado à sua amada Cecília (foto), conviva animado, muito especial e surpreendente do encontro de 2019, em Rans (Penafiel) - o seu primeiro, depois da jornada africana do norte uíjano de Angola; e o último, antes da pandemia que ataca o mundo e afasta famílias e amigos
Parabéns, carérrimo Bento, pela tua bonita idade. E que mais e mais anos possa(mo)s festejar, sempre a lembrar-nos da Angola da nossa saudade. E, já agora, do teu inimitável papagaio!
João Azevedo

Azevedo da 2ª.  CCAV., 69
anos em Águas Santas !

O 1º. cabo Azevedo foi  apontador de morteiros de especialidade militar e Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz.
João Francisco da Silva Rocha Azevedo e a sua subunidade ainda passaram por Carmona (e pelo BC 12) e regressaram a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em Angola, por terras do Uíge, e fixou-se em Ramalde, no Porto - onde ao tempo morava. Actualmente, reside em Águas Santas, na Maia, para onde, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!

O casal Carvalho
Carvalho de Santa Isabel,
69 anos no Reino Unido !                                                                                
O soldado Armando Moreira de Carvalho foi atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV . 8423, a da Fazenda Santa Isabel, e festeja 69 anos 18 de Outubro de 2021.No Reino Unido!
Natural de Teixogueira, freguesia de Milagres, no município de Leiria, lá regressou a 11 de Setembro de 1975 e por lá fez vida - mais tarde morando na Bidoeira de Cima, mesmo ao lado.
A emigração levou-o, aos 50 anos (em 2002) para o Reino Unido, onde continuou a sua vida profissional e onde continua a morar, agora já aposentado - desde 2017. Para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!







 


Sem comentários:

Enviar um comentário