domingo, 12 de dezembro de 2021

5 639 - A fusão das forças combatentes dos 3 movimentos num único Exército de Angola !


O 1º. cabo Emanuel Santos (emigrado nos Estados Unidos e que hoje faz
 69 anos), o 1º. sargento João Barata e o alferes miliciano António Manuel
Garcia (falecido a 02/1171979, de acidente e entre Viseu e  Mangualde, ao
serviço da PJ). Aqui, frente ao Comando do BCAV. 8423, no Quitexe

Cavaleiros do Norte de Zalala. De pé e à direita, Carlos
Alberto da Costa  Santos, o Plateias, que foi atirador de
Cavalaria e faleceu a 12 de Dezembro de 2015. RIP!

Os dias de Dezembro de 1974 iam-se passando lentamente, lá pelas bandas do Uíge angolano, expectando-se sobre o Natal que estava em vésperas e que, para os Cavaleiros do Norte, seria uma novidade muito especial: o primeiro fora de casa, o primeiro (e único, como viria a ser) em terras de África. No calor, longe do frio dos nossos invernos.
A 12 de Dezembro de 1974, soube-se no Quitexe, e pela imprensa, que estava iminente a cimeira entre os três movimentos de libertação - MPLA, FNLA e UNITA. Nos  Açores e antes do Natal.
«(...) se aqueles movimentos emancipalistas derem o seu acordo à proposta portuguesa», reportava o Diário de Lisboa desse dia, acrescentando, todavia, que «a constituição de um Governo de Transição, até à independência de Angola, prevista para o final do próximo ano, apresenta certas dificuldades, nomeadamente quando à forma de fusão das forças combatentes dos 3 movimentos num único Exército».
O que não veio a acontecer, apesar de tentado.
O 1º. cabo  Emanuel, que hoje faz 69 anos
nos Estados Unidos, com o furriel Viegas
e o 1º. cabo Pais, no Bar Rocha, no
Quitexe e em 1974

1º. cabo Emanuel, 69
anos nos Estados Unidos!

O 1º. cabo Emanuel, da CCS dos Cavaleiros do Norte, está em festa de 69 anos, que, a 12 de Dezembro de 2017, assinala nos Estados Unidos.
Emanuel Miranda dos Santos foi 1º. cabo escriturário do BCAV. 8423, trabalhando no edifício do Comando. Natural da Gafanha do Carmo, em Vagos, lá regressou a 8 de Setembro de 1975. Logo emigrou para a Venezuela e, mais tarde, para os Estados Unidos - para South River, onde é empresário da construção e dos transportes pesados.
O Emanuel era um dos homens do Quitexe mais próximo de mim: discreto, eficiente, diplomata, bom companheiro, tinha o dom de saber ouvir e de ter sempre um sorriso para sossegar qualquer constrangimento. As conversas com ele, num dos vários bares do Quitexe, eram intermináveis: sabiam à maresia da Barra e da Ria, tinham os cheiros das nossas terras (bem próximas), falava-se de Aveiro, dos ovos moles e do Tico-Tico, do Beira Mar e de Vale Guimarães - que, como Governador Civil de Aveiro, autorizara o 2º. Congresso Republicano (a 16, 16 e 17 de Maio de 1969) e depois o terceiro, em Abril de 1973.

Falar de Aveiro e de Águeda, pelo Quitexe, era um bálsamo tranquilizador e o Emanuel fazia parte dessa «receita». Bom militar, foi louvado pelo comando do BCAV. 8423, que lhe exaltou «a maior dedicação pelo serviço, sempre pronto a cumprir quaisquer tarefas». Parabéns!

Carlos AC Santos,
o Plateias de Zalala
Costa, o Plateias, 
faria hoje 69 anos!

O soldado Plateias, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, faria hoje 69 anos. Faleceu a 22 de Dezembro de 2015.
Carlos Alberto da Costa Santos era o seu nome de baptismo, mas imortalizou-se como Plateias, entre os Cavaleiros do Norte da mítica fazenda de Zalala. E depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona. Regressou a Portugal, no final da comissão angolana, a 9 de Setembro de 1975 e ao lugar de Pisões, da freguesia de Pataias, no município de  Alcobaça - onde nasceu e fez toda a sua vida. Mais não sabemos dele e recordamos este companheiro com saudade. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário