terça-feira, 28 de dezembro de 2021

5 655 - Tempos calmos no BCAV. 8423 de há 47 anos! Facção Chipenda expulsou Agostinho Neto do MPLA !


Zalala, equipa da 1ª. CCAV. 8423. a de Zalala. De pé, Fião (motorista), 1º. cabo
Carlos Ferreira, Alegre (motorista, o Montalegre, o Mamarracho, já falecido),
furriel Barreto e Rocha (motorista). Em baixo: Almeida (o Espinho, motorista),
Orlando Oliveira (o Almeida, 
motorista), César Rocha (1º. cabo padeiro),
Famalicão (Agra), Lago (Tó, de transmissões) e furriel Nascimento

Futebol no Quitexe: Lopes (furriel enfermeiro), 1º.s cabos Gomes
Gomes e Grácio, Mosteias (furriel), Alves (morteiros) e  NN. Em
baixo: Monteiro (furriel), Covilhã (morteiros), Teixeira (1º. cabo),
 Miguel (furriel paraquedista) e Botelho


A 28 de Dezembro de 1974, um sábado de há 47 anos, soube-se pelas bandas da uíjana vila do  Quitexe e outros chãos da terra nortenha de Angola, que a Facção Chipenda «decidira expulsar o dr. Agostinho Neto do MPLA».
Por lá jornadeavam os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e a afirmação foi de Luís de Azevedo, encarregado das Relações Exteriores da tendência liderada por Daniel Chipenda e no decorrer de uma conferência de imprensa em Paris, durante a qual também denunciou os acordos de cooperação assinados no Luso pelos presidentes do MPLA (Agostinho Neto) e da UNITA (Jonas Savimbi) e censurou a posição do Alto Comissário Rosa Coutinho para a conclusão do acordo.
Recordemos que Daniel Chipenda tinha, tempos antes, sido expulso do MPLA, precisamente por Agostinho Neto. Mais tarde passaria para a FNLA e, já ma Angola independente, reingressou no MPLA (em 1992).
Antes da actividade política e enquanto estudante da Universidade de Coimbra foi titular da equipa principal de futebol da Associação Académica (anos de viragem da década de 50 para a de 60), distinguindo-se como ponta-de-lança e goleador. Antes jogara no Benfica.

Campo de futebol do Quitexe, anos 70 do século XX,
palco de grandes partidas entre Cavaleiros do Norte

Tempos calmos
no BCAV. 8423

Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, por estes tempos finais de 1974, continuavam a sua jornada africana do Uíge angolano em tempos de acalmia - embora continuando as sempre delicadas missões de patrulhamentos e escoltas, nomeadamente ao longo da Estrada do Café - ora para o lado de Carmona, ora para Aldeia Viçosa.
A preparação da corrida de S. Silvestre era um dos assuntos da agenda do gabinete de acção psicológica do Batalhão, então ao cuidado do alferes miliciano José Leonel Pinto de Aragão Hermida, de Transmissões. Assim como a realização de jogos de futebol, entre pelotões e subunidades.
Realizavam-se no campo da vila e sempre muito disputados, por vezes até com excesso de entusiasmo mas sempre suscitando grandes rivalidades.


Barros de Zalala, 69
anos em Coimbra !

O 1º. cabo Barros, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, comemora 69 anos a 29 de Dezembro de 2021.
Rui António Ferreira Barros foi Cavaleiro do Norte do 2º. Grupo de Combate de Zalala, comandado pelo alferes miliciano Carlos Sampaio. O seu nome não consta da relação do pessoal da 1ª. CCAV. 8423 que a 9 de Setembro de 1975 desembarcou no aeroporto de Lisboa, vindo de Angola. Nem nas de qualquer  uma das restantes três Companhias do BCAV. 8423. Desconhecemos as razões. Tanto quanto julgamos saber, residirá na área de Coimbra. Onde quer que esteja, para ele vão os nossos parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário