segunda-feira, 21 de março de 2022

5 748 - A rotação de mais meios humanos do BCAV. 8423 para a cidade para Carmona!

Cavaleiros do Norte, os três operadores-cripto e em traje de passeio, por terras de Angola: os 1ºs.
cabos Manuel Deus (da 3ª. CCAV.), Abel Felicíssimo e Ângelo Lourenço (ambos da 1ª. CCAV. 8423)

TRMS da CCS. no Quitexe: António Couto Soares, furriel
José Pires, 1º. cabo Luís Oliveira e Costa (de pé), soldado
Humberto Zambujo e 1º. cabo Jorge Salgueiro  


Os dias de Março de 1975, já lá vão 47 anos, iam «voando» e, pelas bandas de Carmona - a capital do Uíge, agora cidade com este nome -, os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 estavam cada vez mais e melhor adaptados ao ambiente urbano. E também  com mais serviços operacionais.
O livro «História da Unidade» dá conta que se «concluindo pela impossibilidade de garantir os serviços solicitados ao BCAV. 8423, os quais comportam também as necessidades da ZMN», começou a ponderar-se a rotação de mais meios humanos para a cidade. O que, na prática, significaria, como significou, a rotação das sub-uniddes para Carmona.
Ao tempo, recordemos, os Cavaleiros do Norte tinham a CCS e a 2ª. CCAV. 82 aaquarteladas no BC12, enquanto a 1ª. CCAV. continuava em Vista Alegre/Ponte do Dange e a 3ª. CCAV. no Quitexe. Respectivamente, comandadas pelos capitães milicianos Davide Castro Dias e José Paulo Fernandes.
M. Araújo, 1º. cabo
da 2ª. CCAV. 8423

Mais Transmissões
para o BCAV. 8423

Um ano antes, ainda em Portugal, o BCAV. 8423 estava em Licença de Normas mas continuavam a chegar novos futuros Cavaleiros do Norte - neste caso, praças especialistas da área das comunicações.
Os seguintes 1ºs. cabos operadores-cripto, rodados do Bata
António Soares
lhão de Reconhecimento e Transmissões (BRT), da Trafaria:
- Mário Novais de Carvalho Araújo, no dia 7 de Março, para a 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa. É de Santo Tirso.
- Abílio Pereira Gonçalves, no dia 12 de Março, para a 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. É do lugar de Costa, freguesia de Cucujães, concelho de Oliveira de Azeméis.
- Manuel Ramos Deus, no dia 12 de Março, para a 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. É de Torre Terrenho, concelho de Trancoso, e, ao tempo, morava no Cardal da Graça, em Lisboa.
Soldados de transmissões de infantaria, vindos do Regimento de Artilharia Ligeiro nº. 1 (RAL1), em Lisboa:
- António do Couto Soares, no dia 7 de Março e para a CCS. É natural da freguesia de Brunhais, da Póvoa de Lanhoso, e esteve emigrado em Suíça.
- Fernando da Conceição Pereira, no dia 8 de Março e para a 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel. Desconhecemos o seu paradeiro.
Fazenda Santa Isabel,
com o 1º. cabo M. Deus

Martins de Santa Isabel,
faz 70 anos em Chaves!

O soldado clarim Martins, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festeja 70 anos a 22 de Março de 2022.
Joaquim Martins de seu nome completo (por vezes chamado Monteiro) é natural do lugar de Cando, da freguesia de Vale de Antes, em Chaves, e lá voltou a 10 de Setembro de 1975. Sabe-
mos que mora no Bairro das Lajes, na freguesia de Seara Velha, também no concelho de Chaves (a 9 kms.) - para onde, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns! 

Sem comentários:

Enviar um comentário