terça-feira, 5 de abril de 2022

5 763 - Presidentes africanos a conversar sobre Angola! Apoios aos movimentos de libertação!

Carmona, a actual cidade do Uíge, a 25 de Setembro de 2019: a rua que, frente ao Pinguim, 
na Rua do Comércio, vai para o largo do Cinema Moreno e da Rádio Clube do Uíge. No 
dia em que porlá passou o furriel miliciao Viegas, da CCS do BCAV. 8423

Carmona, a 25 de Setembro de 2019:
prédios por acabar de construir, no
dentro da cidade e desde o tempo
colonial. Há 45 anos!
 Pinto, Soares e Barbeiro,
Cavaleiros do Norte da 2ª.
CCAV., a de Aldeia Viçosa

O dia 5 de Abril de 1975, um sábado de há 47 anos, foi tempo de os presidentes do Zaire (Mobutu Sese Seko), da Tanzânia (Julius Nieyrere) e Keneth Kaunda (Zâmbia) reunirem para observar os apoios que cada qual dava aos três movimentos de libertação de Angola.
O objectivo, segundo a imprensa da época, era procurar  «chegar a acordo quanto ao apoio a conceder ao movimento que ganhe as eleições de Outubro, antes da independência», fosse ele qual fosse.
O MPLA de Agostinho Neto tinha «forte apoio» da Zâmbia e da Tanzânia e a FNLA de Holden Roberto «principalmente do Zaire»
A UNITA, por sua vez, tinha pouco tempo antes sido reconhecida (pela Organização da Unidade Africana) como movimento de libertação e o presidente Jonas Malheiro Savimbi «avistou-se com os presidente Nyerere e Kaunda, durante as duas últimas semanas, afim de procurar apoio para o seu movimento».
Angola, nesse sábado de há 47 anos, expectava sobre os resultados da cimeira dos três presidentes africanos, que também iam analisar «as desavenças entre os movimentos de libertação, que ameaçam transformar o processo de descolonização numa guerra civil».

Coelho, cozinheiro de Zalala,
70 anos no Bombarral!

O soldado Manuel da Silva Coelho, Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423, festeja 70 anos a 6 de Abril de 2022.
Cozinheiro da Fazenda Santa Isabel e da subunidade comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, o Coelho residia, ao tempo, no Largo da Igreja, na freguesia de Vermelha, concelho do Cadaval, e lá regressou a 11 de Setembro de 1975, no final da comissão angolana, que também passou pela vila do Quitexe (com a CCS) e a cidade de Carmona - actual cidade do Uíge, capital da província do mesmo nome. 
Sabemos que agora reside no Bairro Calvo, na vila do Bombarral, para onde e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Jaime Rego, 1º.
cabo condutor da
1ª. CCAV. 8423


Rego, 1º. cabo condutor
de Zalala, faleceu há 22 anos!

O 1º. cabo Jaime de Jesus Rego, condutor auto-rodas da 1ª. CCAV. 8423, faleceu há exactamente 22 anos - a 6 de Abril de 2000.
Cavaleiro do Norte da Fazenda Maria João, a  da mítica Zalala, e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, do Songo e de Carmona, era residente no Casal das Laranjeiras, da freguesia e concelho do Cartaxo, e lá voltou a 9 de Setembro de 1975. Por lá fez vida e lá faleceu, por razões que desconhecemos.
Hoje e aqui o evocamos, com saudade e memória, quando se passam 22 anos do seu passamento. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário